Postado em 04 de Abril de 2018 às 13h45

17 anos de Circuito Oeste: multicampeões e a valorização do Xadrez no Oeste de SC

Proximos Eventos (77)
Federação Catarinense de Xadrez - FCX O empenho em fortalecer a prática de Xadrez viabilizou a fundação do Clube de Xadrez de Lacerdópolis, no ano 2000. O município com 2.199 habitantes, conforme último...

O empenho em fortalecer a prática de Xadrez viabilizou a fundação do Clube de Xadrez de Lacerdópolis, no ano 2000. O município com 2.199 habitantes, conforme último censo se tornaria destaque no estado e país com a revelação de fortes enxadristas. Junto a fundação do Clube, o professor Edison de Oliveira investiu na ideia de um torneio local, chamado “Circuito de Xadrez de Lacerdópolis”. Porém, devido ao interesse de outros municípios como Concórdia, Joaçaba, Videira, Luzerna e Fraiburgo, o Circuito foi aberto para outros municípios que tivessem interesse em participar nas etapas sempre realizadas em Lacerdópolis.

A partir de 2015, o Circuito foi regionalizado com disputas em vários municípios da região, sendo então denominado de “Circuito Regional Oeste de Xadrez”, onde diferentes cidades sediam as etapas do torneio no decorrer do ano. Em 2017 foram oito etapas, com a participação de 593 jogadores (1.269 inscrições), de 29 municípios da região. Para 2018, a novidade é o registro junto a Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) para validar rating FIDE nos torneios.

Historicamente a região Oeste de Santa Catarina não contava com a realização de tantos torneios regulares como ocorriam em outras regiões do estado. Portanto, a iniciativa de um circuito na região fortaleceu o Xadrez nas cidades do Meio oeste e Oeste. Conforme destaca o professor Edison de Oliveira, idealizador do Circuito, o torneio foi aperfeiçoado ao longo dos anos e atualmente conta com seis torneios distintos em cada etapa, sendo o Sub 8, Sub 10, Sub 12, Sub 14, Sub 16 e o Torneio Absoluto. São premiados os cinco melhores no masculino e no feminino.

O atual Presidente da FCX, Guilherme Deola Borges, é atleta do Clube de Xadrez de Lacerdópolis desde 2009 e já participou de várias etapas, tendo vencido o Circuito em 2016. "É um dos melhores torneios que existe para jogar: o ambiente é amigável, a competição é muito forte e ali vemos as pessoas participando por amor ao Xadrez! O circuito ficou ainda melhor sendo realizado em várias cidades, agora deixando essa marca por todos os lugares onde passa”, avalia Deola. 

Um diferencial do Circuito é que nas etapas não há premiação em dinheiro para os campeões. A etapa recorde em participação foi a primeira etapa de 2011 com 314 participantes. O MI Jorge Bittencourt e o MI Leandro Perdomo, que recentemente se mudaram para Joaçaba e Concórdia, respectivamente, ficaram impressionados com essa realidade e destacaram a grandeza e intensa participação de enxadristas em um torneio tão forte Oeste de Santa Catarina, mesmo sem premiação em dinheiro. 

“No final das etapas do Circuito, os melhores classificados em cada categoria são premiados sempre com materiais de xadrez (relógios digital e jogos de peças de xadrez), isso faz com que realmente o que interesse é a participação e o título alcançado e que a premiação reverta para os vencedores como mais uma ferramenta para fortalecer a melhora do xadrez na região”, destaca Edison.

O professor se orgulha em dizer que mesmo sem a premiação em dinheiro, o Circuito não perde em qualidade, já que conta seguidamente com a participação de tituldos como MI Jorge Bitencourt, MI Gerardo Lebredo, MI Leandro Perdomo, MF Alfeu Bueno, MF Rodrigo Fontana, MF Diego Pretto, MN Marco Zaror Cordeiro, MN Guilherme Deola Borges, CM Luiz Henrique da Silva Bugança, entre outros.

Lançada primeira etapa de 2018 

A primeira etapa do Circuito será no dia 7 de abril, em Lacerdópolis, local onde ocorrerá a entrega da premiação (troféus, relógios digital e jogos de peças) aos primeiros colocados do circuito 2017. O objetivo é manter as oito etapas novamente em 2018 nos municípios de Otacílio Costa, Lages, Luzerna, Itá, Chapecó, Concórdia, Fraiburgo e Lacerdópolis, além de Seara, São Lourenço D’Oeste e Joaçaba que, segundo EdIson, demonstraram interesse em sediar etapas este ano.

Edison avalia que o Circuito é um celeiro na revelação de atletas e a prova disso são os inúmeros títulos conquistados a nível nacional, estadual e em competições da Fesporte pelos participantes da competição Oestina.

Segundo registros, os maiores campeões do circuito desde sua 1ª edição são:

- Tetracampeões: Alaize Dall’Orsoletta (Lacerdópolis) e Lucas Muller do Prado (Chapecó/Concórdia).
- Tricampeões: Derlei Alex Florianovitz (Chapecó), Eduardo Akio Yamamoto (Concórdia), Eduardo Antunes Peroza (Fraiburgo), João Vitor Dalanhol (Fraiburgo), Juliano Pena Zonta (Fraiburgo) e Luiz Henrique da Silva Bugança (Lages).

São vários os campeões brasileiros que participaram do Circuito ou que foram revelados através da participação em nosso circuito, além de vários que já foram destaques em outras competições nacionais e internacionais. Citamos os seguintes Campeões Brasileiros de categorias:

- Alaize Dall’Orsoletta, de Lacerdópolis;
- Aline Balena, de Concórdia;
- MF Alfeu Junior Bueno, de Lages;
- Cristina Valcarenghi, de Concórdia;
- Eduarda Pasqualoto Weber, de Concórdia;
- Eduardo Antunes Peroza, de Fraiburgo;
- Joana Garcia, de Lages;
- João Vitor Dalanhol, de Fraiburgo;
- CM Luiz Henrique da Silva Bugança, de Lages;
- Marciane Prior, de Concórdia;
- Maria Eduarda Gomes, de Lacerdópolis;
- Raquel Pertile, de Chapecó;
- Simone Pertile, de Chapecó;
- Taina Durante, de Concórdia;

Numa pesquisa feita em 2017 fez-se um comparativo dos participantes do circuito 2017 e jogos da Fesporte nas categorias de base, com os seguintes resultados:

Joguinhos - total de 21 medalhas conquistadas (8 Ouro, 6 Prata e 7 Bronze), nos torneios Blitz, Rápido e Pensado.

OLESC - total de 42 medalhas (11 Ouro, 15 Prata e 16 Bronze), nos torneios Blitz, Rápido e Pensado.

A Federação Catarinense de Xadrez agradece imensamente a todos que realizam este trabalho incrível no Meio Oeste e Oeste de SC.

O Xadrez de SC é muito reconhecido por todo o Brasil graças a pessoas como vocês!!

Guilherme Deola Borges e Liziane N. Vicenzi





 

  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -

Veja também

Clube de Xadrez de São José realiza primeira etapa do Aberto de Santa Catarina de Xadrez Rápido e Aberto Escolar até 16 anos26/02/18 Torneio será realizado no dia 17 de março com premiação de 1,5 mil O Clube de Xadrez de São José (CXSJ) em parceria com a Federação Catarinense de Xadrez (FCX) realizará no próximo dia 17 de março, a primeira etapa do Aberto de Santa Catarina de Xadrez Rápido e também o Aberto Escolar de Santa Catarina até 16 anos.......

Voltar para (Novidades)

FCX - Federação Catarinense de Xadrez
R. Comandante José Ricardo Nunes, 79, Capoeiras, 88070-220, Fpolis/SC