
Equipe do “Clube de Xadrez de Blumenau A” venceu o absoluto
Disputas emocionantes marcaram a primeira edição do “Campeonato Catarinense de Xadrez por equipes” realizado em Piratuba, de 13 a 15 de abril. O empate do Clube de Xadrez de Blumenau A com a equipe da UFSC A, na quinta e última rodada no domingo a tarde, garantiu o título para a equipe blumenauense formada pelo MN Guilherme de Borba, MF Gabriel de Borba e Nathan Filgueiras. No feminino, a equipe campeã foi do Clube Concordiense de Xadrez/UnC/Coopercarga, das enxadristas Eduarda Weber, Julia Rodio e Tainá Durante.
O torneio absoluto também contou com premiação para a equipe campeã amadora, Clube Concordiense de Xadrez/Piratuba e para equipe com maior variação positiva de rating FIDE, Lebon Régis A, que somou 123 pontos de rating FIDE entre os três integrantes da equipe. Paralelo ao torneio absoluto, também foi realizado o Catarinense por equipes sub-14, que premiou em primeiro lugar a equipe do Clube Concordiense de Xadrez/FMEC e no feminino a equipe do Clube de Xadrez de Chapecó C.
O evento foi organizado pela Federação Catarinense de Xadrez, diretoria e membros do Clube Concordiense de Xadrez (CCX) em parceria com a administração de Piratuba. Conforme o Presidente da Federação Catarinense de Xadrez (FCX), Guilherme Deola Borges, o Catarinense por equipes vai permanecer no calendário oficial de competições em Santa Catarina. “Estamos muito felizes com o sucesso que foi o evento. Parabenizamos os organizadores, os árbitros que realizaram um trabalho ágil e impecável, as merecidas conquistas dos campeões e todos os participantes do evento. Cada vez mais queremos oportunizar a realização de torneios como esse para elevar o nível técnico do Xadrez Catarinense além de possibilitar aos jogadores momentos de integração, novas amizades e alegrias que só o xadrez nos proporciona”, avalia Deola.
Classificação completa: https://goo.gl/ndzZ32
Campeões Escolares sub 14: C.Concordiense.X E – FMEC – 1 – Marco Albiero, Matheus Maldaner e Bernardo Elesbão
Campeã Feminina Escolar: C.X.Chapecó - C - Luana Marchetti, Jakelini Vidori e Nicole Scneider
Campeões Absoluto:
C.X.Blumenau – A – Guilherme de Borba, Gabriel de Borba e Nathan Felipe Filgueiras
Campeãs Feminino:
C.Concordiense.X B - UNC – Coopercarga – Eduarda P. Weber, Julia Rodio e Tainá Durante
Campeão Amador:
C.Concordiense.X D – Piratuba – Diego Custódio, Luiz Lazzarin e Arthur Rodio
Maior variação positiva de Rating FIDE com +123 pontos: ACXF - Lebon Régis A – Eduardo Peroza, João Felix e Leonardo Lopes
Estão garantidas na Série A do ano seguinte as seguintes equipes:
- Clube de Xadrez de Blumenau
- UFSC
- Clube Concordiense de Xadrez
- Clube de Xadrez Chapecó
- Clube de Xadrez de Jaraguá do Sul
- Equipe FCX
- Clube Riossulense de Xadrez
- ACXF Lebon Régis
Liziane N. Vicenzi
Jornalista MTB 0006142/SC
Assessoria de Imprensa FCX