Postado em 11 de Junho às 21h48

FCX promove 1ª Batalha Catarinense Online por Equipes

Informes da Diretoria (26)
Federação Catarinense de Xadrez - FCX Nostalgia e saudade da emoção dos torneios presenciais, de rever amigos, da integração nos alojamentos, viagens, de sentir alegria pelas vitórias e a...

Nostalgia e saudade da emoção dos torneios presenciais, de rever amigos, da integração nos alojamentos, viagens, de sentir alegria pelas vitórias e a superação das derrotas. Apesar da pandemia, o xadrez tem se reinventado de forma online e com o objetivo de proporcionar a sensação de adrenalina das competições, a Federação Catarinense de Xadrez (FCX) promoverá a 1ª Batalha Catarinense Online por Equipes no próximo dia 21 de junho. 

Cada equipe poderá inscrever, de forma gratuita, quantos enxadristas desejar, de qualquer idade, desde que atenda a pelo menos uma das condições de participação: morar na cidade; ser filiado ao Clube Local; ou ter jogado competição da Fesporte pela cidade no ano anterior. Cada equipe deverá realizar cadastro no site Lichess até sexta-feira, dia 19 de junho, e enviar ficha de inscrição para a Federação Catarinense de Xadrez, disponível no site fcx.org.br (em anexo). Os 10 jogadores que mais pontuarem somarão pontos para a equipe. 

A competição será em formato Arena Lichess com ritmo de tempo de três minutos com dois segundos de acréscimo, com uma hora e meia de duração total. O torneio iniciará às 17h do domingo (21). 

“Estamos atentos a todas as possibilidades para retorno aos torneios presenciais. No entanto, enquanto não é possível, pensamos em reunir os clubes e nos divertirmos em um torneio online. Enquanto Federação desejamos manter os nossos atletas ativos e integrar as equipes. Convidamos a todos para que participem do nosso torneio, tragam ideias e que possamos enfrentar unidos esse momento difícil”, destaca o Presidente da FCX, Marcelo Pomar. 

Regulamento 1ª Batalha Catarinense Online por Equipes (também disponível em anexo)

Data: Domingo, dia 21 de Junho de 2020
Horário: 17h às 18h30 (1h30 de duração)
Formato: Arena Site Lichess
Ritmo de tempo: 3’+2”
Cada Equipe/Clube poderá inscrever quantos enxadristas quiser, de todas as idades;
A inscrição é GRATUITA e a listagem de atletas deverá ser entregue pelo Técnico até sexta-feira dia 19/06 em arquivo excel, conforme disponibilizado pela FCX (Em anexo);
Deverá constar Nome Completo, Data de Nascimento e Nickname/Usuário Lichess
Para estar apto a disputar a competição, o atleta deverá obedecer a uma das três condições: a) Morar na cidade; b) Ser filiado ao Clube Local; c) Ter jogado competição da Fesporte pela cidade no ano anterior
Cada clube/equipe deverá realizar o cadastro do seu time no site Lichess até sexta-feira dia 19/06. https://lichess.org/team/new 

Os 10 jogadores que mais pontuarem de cada equipe, somam pontos para sua Equipe

Caso tenham mais de 10 equipes inscritas, serão sorteadas e separadas em dois grupos. Se for necessária essa divisão, as duas melhores equipes em cada grupo farão a Final, que será realizada na quarta-feira dia 24/06 às 19h. 

Será permitida a opção Berserk.

Normas de conduta 

Fica proibido o uso de assistência informática (Engine) ou de qualquer outra forma possível, assim como assistência de terceiros durante o desenvolvimento do torneio. A equipe que fizer uso inadequado estará sujeita a pena com desconto de 50% dos pontos totais obtidos ao término do torneio. Nos basearemos pelas informações do Lichess, quanto a idoneidade da conta.

Texto: Lizi Vicenzi - Assessoria de Comunicação FCX
Regulamento e arte: Juliano Zonta e Marcelo Pomar
Realização: Diretoria FCX

  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -

Postado em 11 de Junho às 16h17

FCX prorroga suspensão de torneios presenciais

Informes da Diretoria (26)

Comunicado

A Federação Catarinense de Xadrez vêm a público prorrogar o período de suspensão das atividades relacionadas à realização de competições oficiais presenciais no Estado de Santa Catarina até a data de 05 de julho de 2020, seguindo orientações do decreto do Governo de Estado de Santa Catarina.

Marcelo Nascimento Pomar,
Presidente da Federação Catarinense de Xadrez
11 de junho de 2020 


Postado em 05 de Junho às 15h54

Catarinenses representarão o Brasil em competição e na arbitragem da 1º Copa Naciones 2020

Destaques Internacionais (7)
Federação Catarinense de Xadrez - FCX O maior torneio online por equipes organizado por Francisco Iglesias Leon (Espanha) e Nuno Andrade (Portugal) do Grupo Desportivo Dias Ferreira e Gíjon64 realizarão a 1ª Copa Naciones...

O maior torneio online por equipes organizado por Francisco Iglesias Leon (Espanha) e Nuno Andrade (Portugal) do Grupo Desportivo Dias Ferreira e Gíjon64 realizarão a 1ª Copa Naciones Ordum 2020, Feminino e Absoluto neste sábado (06), às 11h. O evento já conta com quase 600 jogadores em 14 equipes no feminino e 43 times no absoluto, com muitos representantes titulados e de todos os continentes. 

Um dos destaques especiais do torneio é a presença dos catarinenses que integram as equipes e também vão atuar na equipe de arbitragem em parceria com o projeto Damas em Ação e a Federação Catarinense de Xadrez (FCX). As partidas serão disputadas na plataforma chess.com em ritmo de tempo de três minutos com dois segundos de acréscimo por lance. 

A competição contará com transmissão e comentários ao vivo no twitch com o Mestre Nacional (NM) Wellington Albuquerque e as irmãs blumenauenses NM Gabriela Luísa Vicente Feller e Isadora Feller, as “Hermanas Feller”, no link: https://www.twitch.tv/NMFortitudine

“Eu ajudei a formar as equipes do Brasil com a ajuda das Damas em Ação e FCX e o maior objetivo é unir os amigos do xadrez. Então, gostaria de convidar a todos para que marquem em suas agendas e acompanhem o torneio amanhã a partir das 11h. Vamos torcer, curtir, compartilhar a grande festa do xadrez mundial”, destaca o NM Guilherme Deola Borges. 

Confira quem são os REPRESENTANTES CATARINENSES na competição: 

Time Brasil A:
IM César Hidemitsu Umetsubo (Florianópolis) e Eduardo Lucas Lorenzon (Balneário Camboriú);
GM Alexandr Fier (Natural de Joinville e representa Joaçaba nos Jogos Abertos de Santa Catarina – JASC);

Link chess results: http://chess-results.com/tnr527829.aspx?lan=10&art=8&turdet=YES&flag=30

Time Brasil B:
Capitão: Marcelo Pomar (Florianópolis) - Presidente da Federação Catarinense de Xadrez (FCX)
FM Edgar Rodrigues (Concórdia)
NM Lucas Cardoso (Itajaí)
FM Nathan Filgueiras (Blumenau)
NM Lucas Picolli (Jaraguá do Sul)
CM Luiz Bugança (Florianópolis/Lages )
NM Guilherme Deola Borges (Lacerdópolis) – atualmente mora em Portugal
CM Kaiser Luiz Mafra (Florianópolis)
Juliano Zonta (Fraiburgo) - Diretor do Interior da Federação Catarinense de Xadrez (FCX)
Christopher de Carvalho (Florianópolis)
NM Daniel Brandão Mariani (Florianópolis)
Link chess results: http://chess-results.com/tnr527829.aspx?lan=10&art=8&turdet=YES&flag=30

Time Brasil Feminino: 
WMI Kathiê Goulart Librelato (Içara)
Ana Julia Goulart Librelato (Içara)

Link chess results: http://chess-results.com/tnr527892.aspx?lan=10&art=8&turdet=YES

Árbitros catarinenses:

FA Luciano Rietter (Um dos árbitros coordenadores da competição e Coordenador de Arbitragem da Federação Catarinense de Xadrez | Massaranduba / morando atualmente em Portugal)
AR Julia Rodio (Concórdia)
Laura Luisa Eger (Rio do Sul)
Luciano Justi (Lages)
Tiago Rosa (Içara)
Angélica Mufato Reis (Florianópolis / Portugal)
Arthur Schena (Lacerdópolis/Chapecó)
Claudionor Pirola (Içara)
Erick Schmidt
Leandro Ubialli Cardoso (Criciúma)
Jean Carlos Klein (Concórdia)
Luan Carlos Klein (Concórdia) 

 

Texto: Lizi Vicenzi - Assessoria de Comunicação FCX / Com colaboração NM Guilherme Deola Borges

Material gráfico da competição: Kathiê Goulart Librelato e Luciano Rietter

  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -

Postado em 08 de Maio às 14h41

Xadrez Online é destaque no Oeste Catarinense

Destaques em S.Catarina (47)
Federação Catarinense de Xadrez - FCX O xadrez online cresceu de forma astronômica no último mês devido à pandemia de Covid-19, e no Oeste Catarinense não poderia ser diferente. As atividades e...

O xadrez online cresceu de forma astronômica no último mês devido à pandemia de Covid-19, e no Oeste Catarinense não poderia ser diferente. As atividades e competições estão a todo o vapor. Aos sábados, às 16h está sendo realizado o Circuito Regional, que é dividido em dois torneios por idade e nível, o Escolar e Absoluto. E nas quartas-feiras às 18horas é realizado um torneio direcionado apenas para iniciantes, alunos com pouca experiência em treinos e torneios. 

Destacamos também a Batalha Interclubes Brasil, onde várias equipes do país duelam uma vez na semana, aos sábados às 20 horas. A região Oeste está muito bem representada com as equipes: Associação Fraiburgo, Associação de Joaçaba e Clube Concordiense de Xadrez. 

A plataforma mais utilizada na região é o Lichess.org. Destacamos alguns alunos jogando online dos municípios: Chapecó, Fraiburgo, Monte Carlo e Seara.

TEXTO E FOTOS: JULIANO ZONTA - Diretor do Interior da Federação Catarinense de Xadrez 

  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -

Postado em 08 de Maio às 14h27

Clube de Xadrez de Chapecó representa universidade e enfrentará equipe de Xadrez dos Estados Unidos

Destaques Internacionais (7)
Federação Catarinense de Xadrez - FCX “O xadrez é o jogo mais antigo e universal que se conhece entre os homens”. Essa frase foi proferida por Benjamin Franklin ao escrever a “Moral do Xadrez” publicada pela...

“O xadrez é o jogo mais antigo e universal que se conhece entre os homens”. Essa frase foi proferida por Benjamin Franklin ao escrever a “Moral do Xadrez” publicada pela primeira vez em 1786. Um jogo clássico que tem sido adaptado durante a pandemia do Covid-19. Torneios e disputa de matches onlines têm acontecido com frequência. Ao seguir essa alternativa, o Clube de Xadrez de Chapecó vai representar a Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) e enfrentará a equipe de Xadrez “Chess Club” da Florida International University.

O confronto está marcado para este sábado (09), às 21h pela plataforma Lichess. Ao todo, 16 enxadristas enfrentarão outros 16 jogadores do time dos Estados Unidos, em duas partidas com cores alternadas e ritmo de tempo de três minutos com dois segundos de acréscimo por lance. A equipe vencedora será a que somar mais pontos a partir dos resultados individuais dos enxadristas. 

“A Unochapecó vai enfrentar uma das melhores Universidades dos Estados Unidos. A instituição tem uma equipe de xadrez, como é bastante comum no país. Acredito que será um evento muito bacana porque estamos abrangendo todos os públicos. Agora iremos enfrentar a equipe oficial de Xadrez de uma prestigiada universidade dos Estados Unidos que recebe muitos estudantes do mundo todo, tanto que na lista deles temos jogadores Argentinos, Espanhóis, Cubanos, Mexicanos e Colombianos. Esse intercâmbio é fundamental para motivar os atletas”, destaca o Professor de Xadrez e um dos organizadores do confronto, Mestre Internacional Leandro Perdomo. 

O Presidente do Clube de Xadrez de Chapecó, Ernani Zottis, aponta os benefícios da iniciativa. “O Xadrez está crescendo muito nesse período pois é um esporte que pode ser praticado online. Estamos realizando vários matches e esse em especial estaremos representando a Unochapecó. Além de colocar em prática nossos conhecimentos é uma excelente oportunidade de integração entre os atletas”, reforça o Presidente. 

Nas últimas semanas, a equipe de xadrez de Chapecó já enfrentou jogadores do Clube de Ajedrez Jaque Mate de Buenos Aires, Clube de Xadrez de Goiás, Escola Xadrez Porto, de Portugal, equipe de Xadrez do River Plate e Club de Ajedrez de Posadas. Além da plataforma oficial, as partidas serão transmitidas e comentadas ao vivo no canal do Clube de Xadrez de Chapecó no youtube.

Liziane Nathália Vicenzi
Jornalista - MTB 6142 
Assessoria de Comunicação da Federação Catarinense de Xadrez (FCX)


FCX - Federação Catarinense de Xadrez
R. Comandante José Ricardo Nunes, 79, Capoeiras, 88070-220, Fpolis/SC