(Novidades) Destaques em S.Catarina

Postado em 07 de Maio às 10h41

FCX parabeniza conquistas de títulos de três árbitros catarinenses

Destaques em S.Catarina (34)

Elana de Souza, Luciano Rietter e Cleber Padoin avançaram nas titulações internacionais de arbitragem

Federação Catarinense de Xadrez - FCX Elana de Souza, Luciano Rietter e Cleber Padoin avançaram nas titulações internacionais de arbitragem A Federação Catarinense de Xadrez, FCX, comemorou a conquista de três...



A Federação Catarinense de Xadrez, FCX, comemorou a conquista de três árbitros catarinenses que receberam títulos concedidos pela "FIDE Presidential Board”, relativos ao primeiro trimestre do ano. Elana Silva de Souza, de Florianópolis e Cleber Padoin, de Forquilinha, receberam os títulos de Árbitros Internacionais (AI). Luciano Rietter, de Massaranduba, recebeu o título de Árbitro FIDE (AF).

A FCX conta mais sobre a carreira dos três árbitros, as conquistas alcançadas e os sonhos para o futuro:

AI Elana de Souza

"Minha história nos tabuleiros começou em 2008, a partir do programa Bate Bola na Escola, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Lages, cujo objetivo era a inclusão social por meio do esporte. Foi através do programa que tive o primeiro contato com jogo. Fiquei fascinada e tracei meu objetivo: vencer meu irmão mais velho! Passei a fazer aulas regularmente, três vezes por semana e em pouco tempo meu objetivo estava alcançado. Então, comecei a participar dos torneios das escolas públicas de Lages. Lá me destaquei e fui convidada a treinar no Lages Xadrez Clube e fazer parte das equipes de Lages na OLESC e Joguinhos Abertos.

Em 2009, passei a residir em Floripa e, após me destacar nos melhores do ano do Instituto Estadual de Educação (IEE), fui convidada a integrar as equipes de base de Florianópolis. Hoje, represento a cidade nos Jogos Abertos de Santa Catarina. Dentre meus resultados mais expressivos, destacam-se a conquista do título Pan-Americano Amador sub 1700 feminino e da terceira colocação no Campeonato Mundial Amador sub 1700 feminino, em 2016 e 2017, respectivamente.

Iniciei minhas aventuras pela arbitragem em 2012 com 16 anos, motivada pela curiosidade e pelo desejo de estar ao lado da pessoa com quem, hoje, compartilho os meus dias. No início de 2013, decidida a aprimorar meus conhecimentos, participei do meu primeiro curso de arbitragem, ministrado pelo AI Kaiser Luiz Mafra. Logo em seguida, tornei-me Árbitra Auxiliar do quadro da CBX e lá permaneci pelos dois anos subsequentes. Em 2015, ascendi para a categoria Regional e um ano depois para a Nacional. Em fevereiro de 2016, participei do FIDE Arbiters Seminar (uma das normas para a obtenção do título de AF), ministrado pelo AI Pablyto Robert e AI Mauro Amaral, e, em setembro do mesmo ano, com 20 anos, tornei-me Árbitra FIDE. 

Hoje, em um meio predominantemente masculino, comemoro o título de Árbitra Internacional de Xadrez, a primeira do estado de Santa Catarina e quarta do Brasil, certa de que ainda temos muitos desafios a superar. Torço para que essa conquista, que não é só minha, possa servir de inspiração para que a presença feminina nos tabuleiros seja, ainda que tímida, crescente."

AF Luciano Rietter

“Fico muito feliz com a aprovação, agradeço a todos que contribuíram para que alcançasse esse patamar e agora é focar em chegar a AI e conseguir o título de Organizador Internacional”, destaca Luciano.  Luciano começou a carreira de árbitro em 2014 por meio do Projeto “Xeque-Mate”, em Massaranduba, local onde mora. A iniciativa foi para auxiliar na organização dos torneios para novos alunos. Conforme Luciano, nesses anos de experiência como árbitro vivenciou torneios marcantes como o Aberto do Brasil de Três Barras em Canoinhas, quando ainda era AA, o Campeonato Sul Brasileiro Juvenil em Ivoti (RS) e o Aberto do Brasil de Rápido e Blitz de Nova Petrópolis (RS), já na categoria de AR. “Além destes, Florianópolis é uma cidade que respira xadrez o ano todo e tive a felicidade de arbitrar alguns torneios, como o 3º Floripa Chess Open, que foi o maior aberto do Brasil da história”, destacou.

Luciano está na fase de conclusão do curso de Engenharia Elétrica na FURB e pretende atuar na área. Mesmo assim, não deixará a arbitragem. “Arbitrar torneios significa manter contato com as pessoas incríveis que conheci ao longo dessa caminhada e é um dos motivos pelo qual busquei evoluir”, salienta Luciano.

As metas para o futuro incluem obter o título de Organizador Internacional (IO), além de organizar torneios em nível internacional. “Espero contar com o apoio de outras pessoas mais experientes para que juntos façamos o xadrez melhorar cada vez mais. Quero ajudar a proporcionar mais visibilidade e credibilidade ao nosso esporte, afinal, somos uma família”, reforça Luciano.

AI Cleber Padoin

“Considero a conquista do título de Árbitro Internacional como extremamente importante para o Estado de Santa Catarina. Já faço parte do quadro da arbitragem de SC desde 2011 e essa conquista veio coroar todo um trabalho e entendimento que tenho nessa caminhada como árbitro. É importante também a conquista dos colegas Rietter e Elana, porque o Xadrez de Santa Catarina é muito respeitado no Brasil todo, tendo um dos melhores e mais evoluídos sistema de xadrez escolar, muito bem trabalhado no estado. Como o xadrez evolui por parte dos jogadores formando mestres, grandes mestres e mestres internacionais é importante que evolua também na parte da arbitragem. Para mim foi uma realização pessoal e considero isso um avanço no xadrez como um todo.

Sobre os meus próximos objetivos, tenho sonho de um dia participar de uma Olimpíada, participar de um evento mundial. Também destaco as minhas participações nas cinco finais de campeonatos brasileiros, tanto absoluto como feminino, de categorias e de xadrez rápido, mas acho que as finais de Campeonato Brasileiro são sempre marcantes.”


Liziane N. Vicenzi
Jornalista MTB 0006142/SC
Assessoria de Imprensa FCX

  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -

Postado em 22 de Abril às 17h54

MF Edgar Rodrigues é o novo professor de Xadrez em Imbituba

Destaques em S.Catarina (34)
Federação Catarinense de Xadrez - FCX Natural de Cubatão, o MF será um reforço para o Xadrez Catarinense O Xadrez Catarinense conta com um novo professor no município de Imbituba. O Mestre Fide (MF) Edgar...

Natural de Cubatão, o MF será um reforço para o Xadrez Catarinense

O Xadrez Catarinense conta com um novo professor no município de Imbituba. O Mestre Fide (MF) Edgar Rodrigues, natural de Cubatão, iniciou, na última semana, um trabalho de formação de atletas de base no município. O jogador que aprendeu o movimento das peças aos sete anos acumula conquistas no esporte e experiência para repassar aos novos alunos. 

Segundo Edgar, o xadrez começou como uma brincadeira de criança, mas ainda hoje é o passatempo preferido. “Hoje além de um esporte, é o meu trabalho, algo que me traz realização tanto como professor como jogador, além de ser uma excelente ferramenta de ensino para as crianças”, aponta. Edgar aprendeu a jogar com os tios em Cubatão-SP e demonstrou interesse desde a primeira aula. Aos 12 anos começou a disputar os torneios locais, onde conheceu Fernando Sousa, que foi o responsável pelos treinos mais intensos para campeonatos. O enxadrista detalha que desde cedo os torneios eram marcantes por conquistas como formar o bloco de rating FIDE ou ganhar a primeira medalha. O talento de Edgar foi reconhecido quando ele tinha 17 anos, ao conquistar o título de campeão brasileiro escolar de duplas, no ano de 1999, em Batatais, e o 3º lugar em um torneio escolar no Orange Bowl, em Miami.

A partir de 2012 Edgar estabeleceu a meta de garantir o título de Mestre FIDE (MF). O objetivo foi conquistado com uma vitória contra o MI Daniel Fernandez em 2014, que rendeu o 4º lugar no ITT de São Bernardo. Em 2015, Edgar ficou em 3º lugar na Semifinal do Campeonato Brasileiro realizado em Poços de Caldas, que oportunizou uma das vagas para o Campeonato Brasileiro Absoluto. Na disputa do Brasileiro Absoluto, o enxadrista conquistou a quinta colocação. 

A possibilidade de trabalhar em Santa Catarina e contribuir para a valorização do trabalho de base é uma realização pessoal para Edgar, que também tem o sonho de ser um treinador referência no Brasil, formar novos campeões, conquistar o título de Mestre Internacional (MI) e participar mais vezes das finais do Brasileiro. “Trabalhar em Imbituba ainda é algo novo para mim, mas a intenção é contribuir com a difusão do xadrez no município. Estou bem otimista em relação a isso”, explana. 

Conforme o Presidente da Federação Catarinense de Xadrez (FCX), Guilherme Deola Borges, a vinda de Edgar representa uma satisfação para o xadrez catarinense. "O Edgar é uma pessoa exemplar e com certeza fará um ótimo trabalho em Imbituba. Estamos muito felizes que ele tenha escolhido se estabelecer em Santa Catarina”, reforça Deola.

Liziane N. Vicenzi
Jornalista MTB 0006142/SC
Assessoria de Imprensa FCX

  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -

Postado em 17 de Abril às 00h06

1º Campeonato Catarinense de Xadrez por equipes é sucesso em Piratuba

Destaques em S.Catarina (34)
Federação Catarinense de Xadrez - FCX Equipe do “Clube de Xadrez de Blumenau A” venceu o absoluto Disputas emocionantes marcaram a primeira edição do “Campeonato Catarinense de Xadrez por equipes”...

Equipe do “Clube de Xadrez de Blumenau A” venceu o absoluto

Disputas emocionantes marcaram a primeira edição do “Campeonato Catarinense de Xadrez por equipes” realizado em Piratuba, de 13 a 15 de abril. O empate do Clube de Xadrez de Blumenau A com a equipe da UFSC A, na quinta e última rodada no domingo a tarde, garantiu o título para a equipe blumenauense formada pelo MN Guilherme de Borba, MF Gabriel de Borba e Nathan Filgueiras. No feminino, a equipe campeã foi do Clube Concordiense de Xadrez/UnC/Coopercarga, das enxadristas Eduarda Weber, Julia Rodio e Tainá Durante. 

O torneio absoluto também contou com premiação para a equipe campeã amadora, Clube Concordiense de Xadrez/Piratuba e para equipe com maior variação positiva de rating FIDE, Lebon Régis A, que somou 123 pontos de rating FIDE entre os três integrantes da equipe. Paralelo ao torneio absoluto, também foi realizado o Catarinense por equipes sub-14, que premiou em primeiro lugar a equipe do Clube Concordiense de Xadrez/FMEC e no feminino a equipe do Clube de Xadrez de Chapecó C. 

O evento foi organizado pela Federação Catarinense de Xadrez, diretoria e membros do Clube Concordiense de Xadrez (CCX) em parceria com a administração de Piratuba. Conforme o Presidente da Federação Catarinense de Xadrez (FCX), Guilherme Deola Borges, o Catarinense por equipes vai permanecer no calendário oficial de competições em Santa Catarina. “Estamos muito felizes com o sucesso que foi o evento. Parabenizamos os organizadores, os árbitros que realizaram um trabalho ágil e impecável, as merecidas conquistas dos campeões e todos os participantes do evento. Cada vez mais queremos oportunizar a realização de torneios como esse para elevar o nível técnico do Xadrez Catarinense além de possibilitar aos jogadores momentos de integração, novas amizades e alegrias que só o xadrez nos proporciona”, avalia Deola. 

Classificação completa: https://goo.gl/ndzZ32

Campeões Escolares sub 14: C.Concordiense.X E – FMEC – 1 – Marco Albiero, Matheus Maldaner e Bernardo Elesbão

Campeã Feminina Escolar: C.X.Chapecó - C - Luana Marchetti, Jakelini Vidori e Nicole Scneider

Campeões Absoluto:
C.X.Blumenau – A – Guilherme de Borba, Gabriel de Borba e Nathan Felipe Filgueiras

Campeãs Feminino:
C.Concordiense.X B - UNC – Coopercarga – Eduarda P. Weber, Julia Rodio e Tainá Durante

Campeão Amador:
C.Concordiense.X D – Piratuba – Diego Custódio, Luiz Lazzarin e Arthur Rodio

Maior variação positiva de Rating FIDE com +123 pontos: ACXF - Lebon Régis A – Eduardo Peroza, João Felix e Leonardo Lopes

Estão garantidas na Série A do ano seguinte as seguintes equipes:
- Clube de Xadrez de Blumenau
- UFSC
- Clube Concordiense de Xadrez
- Clube de Xadrez Chapecó
- Clube de Xadrez de Jaraguá do Sul
- Equipe FCX
- Clube Riossulense de Xadrez
- ACXF Lebon Régis

Liziane N. Vicenzi
Jornalista MTB 0006142/SC
Assessoria de Imprensa FCX

  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -

Postado em 21 de Fevereiro às 13h18

FCX parabeniza conquista do NexT e parceria com o Novo Xadrez Joinville (NXJ)

Destaques em S.Catarina (34)
Federação Catarinense de Xadrez - FCX Quando o xadrez é escolhido como um dos melhores programas de extensão de uma das universidades mais renomadas do estado catarinense, a alegria pela conquista é unanimidade. O...

Quando o xadrez é escolhido como um dos melhores programas de extensão de uma das universidades mais renomadas do estado catarinense, a alegria pela conquista é unanimidade. O Núcleo de Estudos em Xadrez e Tecnologias, (NexT), da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), campus de Joinville,  foi classificado com nota 100 na avaliação de 2017, concorrendo com 225 programas. O NexT já havia sido o primeiro colocado no edital nacional de Extensão do Ministério da Educação e Cultura, também em 2014.

O NexT funciona desde outubro de 2011 e conta com alunos/atletas que competiram ou ainda competem nos torneios catarinenses e brasileiros e são medalhistas na modalidade como Eduardo Yamamoto, Thiago da Cruz Reichert, Douglas Morais de Melo, Lucas Pizzi de Jesus, Victor Carriço e Adriana Müller. O coordenador do projeto, Kariston Pereira destaca nomes que não são alunos da Udesc mas que participaram do programa, entre eles Bruno Starke, Willian Hille, Dieferson Massarotto, Daniela Wessling, Viviane Koerich Gomes e Amanda de Melo. Muitos alunos que passaram pelo NexT ainda disputam competições importantes como os Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), campeonatos catarinenses e Abertos do Brasil. 

O programa já contou com a presença dos Grandes Mestres Internacionais Rafael Duailibe Leitão (atual número 1 no ranking brasileiro), e Alexandr Fier (atual campeão brasileiro absoluto), que ministraram simultâneas, cursos e palestras. O Núcleo também oferece cursos introdutórios e intermediários aos participantes, além de encontros recreativos, gratuitos e livres para todos os públicos.

Conforme Kariston, o NexT também iniciou parceria com o Novo Xadrez Joinville (NXJ), ainda no segundo semestre de 2017, na realização de um torneio aberto da FCX no Garten Shopping. De acordo com Kariston, o NexT também faz parte da diretoria do novo clube da cidade. “Procuramos colaborar com materiais didáticos buscando sempre uma maior integração acadêmico-esportiva. Esperamos desenvolver novos eventos e projetos em parceria, já que a missão do NexT é acadêmica e do NXJ é esportiva”, destaca.

Classificação do Programa: http://www.udesc.br/arquivos/udesc/id_cpmenu/2384/CLASSIFICA__O_FINAL_PROGRAMA_2017_15138914400269_2384.pdf

Liziane N. Vicenzi
Jornalista MTB 0006142/SC
Assessoria de Imprensa FCX

Guilherme Deola Borges
Presidente FCX
guilhermedeola@gmail.com

  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -

Postado em 04 de Fevereiro às 19h30

Gabriel de Borba receberá o título de Mestre Fide (MF)

Destaques em S.Catarina (34)
Federação Catarinense de Xadrez - FCX Com grande orgulho recebemos a notícia em 29/jan/2018, quando a Confederação Brasileira de Xadrez lançou o seguinte comunicado: Comunicado CBX nº 12/2018 - "South...

Com grande orgulho recebemos a notícia em 29/jan/2018, quando a Confederação Brasileira de Xadrez lançou o seguinte comunicado:

Comunicado CBX nº 12/2018 - "South American Youth Championships 2017"
A Oficina da FIDE comunicou-nos que de acordo com os resultados conquistados no "South American Youth Championships 2017", os jogadores abaixo nomeados atingiram os seguintes títulos automáticos:
Gabriel de Borba - título de Mestre FIDE pela medalha de ouro

Gabriel, de apenas 14 anos, já pode solicitar o título de MF pela conquista do Sulamericano sub 14, realizado em Assunção, Paraguai, de 1 a 6/dez/2017. Não é nenhuma surpresa que o talento blumenausense tenha atingido este feito, vejamos o currículo deste novo Mestre:

- Tricampeão Sulamericano (2012 - 2013 - 2016)
- Heptacampeão Brasileiro Escolar (2010 - 2012 - 2013 -2014 - 2015 - 2016 - 2017)
- Bicampeão Brasileiro de Categorias (2014 - 2016)
- Representante do Brasil no Mundial de Cadetes, na Geórgia (2016)
- Campeão Joguinhos Abertos de SC por equipe (2016)
- Pentacampeão da OLESC por equipes (2013 - 2014 - 2015 - 2016 - 2017)
- 3 vezes finalista do Troféu Guga Kuerten, sendo vencedor em 2013 com a Equipe FMD Blumenau.


Gabriel é bolsista do Colégio Bom Jesus Santo Antônio, atleta da FMD Blumenau e conta com o apoio do Governo do Estado de SC através do FUNDESPORTE.

A família é um dos segredos por trás desta conquista. Sua Mãe Elenita e o Pai Ivan, além do irmão MN Guilherme de Borba, estão sempre juntos apoiando em todos os campeonatos! Destaque também para os professores WMI Regina Ribeiro, MF Renan Levy da Costa, MI Jefferson Pelikian e GM Neuris Delgado que sabem lapidar este talento.

"Ele é possivelmente o maior fenômeno que vemos crescer em SC desde a era Fier. Além dos títulos de categoria, já vi ele vencer 2 Grandes Mestres, algo surpreendente para a idade dele!", destaca o presidente da FCX Guilherme Deola Borges.

Nas palavras do Gabriel: "Eu gostei muito de ter conquistado mais uma vez o Sulamericano, principalmente porque este me deu o direito de pedir o título de MF. Eu pretendo ser um dos melhores jogadores do mundo." Ninguém duvide disso...

Boa sorte Gabriel, e que o futuro espelhe esta grandeza!

Crédito: Guilherme Deola Borges - Presidente FCX 

  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -

Xadrez Catarinense conta com novo titulado31/01 FCX parabeniza título de Árbitro Nacional (AN) de Luciano Rietter O ano começou positivo para o xadrez catarinense. Luciano Rietter, de Massaranduba, recebeu a homologação do título de Árbitro Nacional de Xadrez (AN) da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX). Depois dessa conquista, Luciano já se prepara para avançar na carreira como......
Prata e Bronzes: Catarinenses conquistam medalhas nos torneios fechados de Florianópolis06/02/17Federado por Santa Catarina, Roberto Molina foi vice-campeão do “IV Floripa Chess Masters 2017” FCX - Após a participação no “Floripa Chess Open” que ocorreu de 20 a 26 de fevereiro, seis catarinenses disputaram torneios fechados em Florianópolis. Os campeonatos foram o “IV Floripa Chess Masters 2017”,......
Riosulense Vanessa Feliciano Ebert larga na frente por uma das vagas na equipe olímpica12/01/17Ciclo Olímpico Feminino de Xadrez: Vanessa venceu o Aberto do Brasil disputado em Brasília FCX – A próxima Olimpíada de Xadrez será realizada em Batumi, na Geórgia em 2018. A disputa por uma das vagas na equipe já começou com o Aberto do Brasil que ocorreu de 6 a 8 de janeiro em Brasília. A......
Atleta de Criciúma recebe título de Candidata a Mestre da Federação Internacional de Xadrez (Fide)12/01/17Jovem promessa: Mirela foi campeã Sulamericana de Xadrez até oito anos em torneio disputado no Chile FCX – Natural de Criciúma, sul do estado catarinense, Mirela Pedro Tereza, de apenas oito anos, foi atleta revelação da cidade no ano de 2016. Treinada pelo professor Evandro Bitencourt que ministra aulas na Associação......
3º Floripa Chess Open reunirá mais de 370 enxadristas para a disputa de R$ 22 mil reais12/01/17Enxadristas na capital: Evento contará com a presença de jogadores titulados nacionais e internacionais FCX - Mais de 370 enxadristas estarão reunidos na capital do estado catarinense entre os dias 20 a 26 de janeiro para a disputa da terceira edição do “Floripa Chess Open 2017”. O evento ocorrerá no centro de......
O Raciocínio Abdutivo no Jogo de Xadrez15/12/10 A Contribuição do Conhecimento, Intuição e Consciência da Situação para o Processo Criativo (Tese de doutorado do Karis Tese foi defendida: 15/12/2010 submetida ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina em Florianópolis para a obtenção do Grau de Doutor em......
Nota de Falecimento11/12/10 Lamentamos informar o falecimento dia 11/12/2010 do jovem talento do xadrez catarinense, Jonhatan Rodrigo Prior. O "Jota" como era chamado pelos amigos do xadrez era atleta das equipes da cidade de Concórdia e participantes de diversas......
SC vence novamente o RS13/01/08 Santa Catarina vence novamente o Rio Grande do Sul  A seleção de Xadrez de SC venceu novamente os amigos integrantes da seleção de xadrez do RS, em match de 8 (oito) tabuleiros realizado no dia 13/01/2008, na cidade......
SC vence a revanche contra o RS01/05/05 Santa Catarina vence a revanche com o Rio Grande do Sul Atendendo à pedidos, a equipe de Xadrez de SC concedeu aos amigos enxadristas do RS, no dia 01/05/2005, na cidade Florianópolis, no salão de eventos da ELASE - Assoc.de......
SC vence o RS no desafio de xadrez16/01/05 Santa Catarina vence o Rio Grande do Sul no desafio de xadrez   Atendendo a convite da Fed.Gaucha de Xadrez, com apoio da UNISC - Universidade de Santa Cruz, estivemos participando no dia 16/01/2005, na cidade balneária de "Capão......
FCX - Federação Catarinense de Xadrez
R. Comandante José Ricardo Nunes, 79, Capoeiras, 88070-220, Fpolis/SC