Postado em 15 de Fevereiro de 2019 às 13h59

Comunicado Arbitragem FCX 01/2019

Informes da Diretoria (39)
Federação Catarinense de Xadrez - FCX Boa tarde a todos(as) os (as) árbitros de SC! Inicialmente, gostaria de desejar a todos um excelente 2019, cheio de realizações! Com a eleição para a nova Diretoria...

Boa tarde a todos(as) os (as) árbitros de SC!

Inicialmente, gostaria de desejar a todos um excelente 2019, cheio de realizações!

Com a eleição para a nova Diretoria da Federação Catarinense de Xadrez – FCX, ocorrida em Timbó/SC dia 06 de dezembro de 2018, que tomou posse dia 1º de janeiro de 2019, eu, Luciano Rietter, fui convidado a assumir o cargo de Coordenador de Arbitragem para o biênio 2019/2020. Agradeço à diretoria da FCX pela confiança no meu trabalho e espero fazer o meu melhor pelo xadrez catarinense.

Assim, gostaria inicialmente que os árbitros interessados em atuar nas competições da Federação ou da Fesporte, que enviem e-mail para arbitragem@fcx.org.br e lucianorietter@gmail.com com as seguintes informações:

- Nome completo do árbitro
- Cidade de residência atual
- ID CBX e ID FIDE (se tiver)
- E-mail para contato
- Número de celular (informar se possui WhatsApp)
- Eventos em que pretende atuar em 2019 pela FCX

Com isso, espera-se atualizar o cadastro dos árbitros em SC e determinar eventuais necessidades de demanda de árbitros no Estado e suas regiões.

Tendo em vista a dificuldade em formar as equipes para atuar em algumas competições no ano de 2018, principalmente devida à indisponibilidade dos árbitros, foram pautadas as seguintes ações iniciais para tentar suprir essa demanda:

1) Aumentar o quadro de árbitros efetivamente atuantes no Estado;
2) Especializar e atualizar os árbitros inativos para que estejam aptos a voltar a atuar nas competições envolvidas com a Federação.

No que diz respeito ao primeiro item, a solução está na realização de cursos de iniciação à arbitragem, principalmente os que sejam válidos para entrar no quadro de árbitros da Confederação Brasileira de Xadrez – CBX, como o ocorrido nesse mês na cidade de Itajaí; além do previsto para acontecer em Concórdia no final de março. 

Quanto ao segundo item, espera-se atualizar os árbitros inativos através de uma formação on-line sobre as Leis do Xadrez, com transmissão ao vivo, que também será aberta a toda a comunidade enxadrística: atletas, pais, professores, treinadores e gestores. Essa formação ainda não tem data para realização, sabe-se apenas que será em um sábado a tarde. 

Os árbitros inativos por mais de um ano (cujo último evento oficial foi antes de 2018) e que desejarem arbitrar em 2019 deverão ter participado de alguma dessas formações, de maneira que os árbitros atualizados ou em dia terão prioridade na composição das equipes no ano de 2019. 

Dessa maneira, esperamos melhorar a capacidade técnica não somente dos árbitros, mas de todos os envolvidos com o xadrez no estado de Santa Catarina. 

Um excelente ano a todos!

Luciano Rietter
Coordenador de Arbitragem

Veja também

Caderno de Encargos FCX Gestão 2019 – 202010/12/18 A Diretoria da Federação Catarinense de Xadrez - FCX informa que dia 31 de dezembro é o prazo final da 1ª Chamada para realização de Eventos FCX 2019!! A todos que queiram realizar eventos da FCX em 2019, devem atentar ao novo Caderno de Encargos 2019-2020! Acesse no link abaixo: ...

Voltar para (Novidades)

FCX - Federação Catarinense de Xadrez
R. Comandante José Ricardo Nunes, 79, Capoeiras, 88070-220, Fpolis/SC