Postado em 14 de Março de 2017 às 16h51

Enxadrista de Lages é Candidato à Mestre com apenas 10 anos

Destaques em S.Catarina (90)
Federação Catarinense de Xadrez - FCX Luiz Henrique da Silva Bugança foi bronze no Pan - Americano e foi tetra campeão catarinense no último fim de semana O jovem enxadrista Luiz Henrique da Silva Bugança,...

Luiz Henrique da Silva Bugança foi bronze no Pan - Americano e foi tetra campeão catarinense no último fim de semana


O jovem enxadrista Luiz Henrique da Silva Bugança, do Lages Xadrez Clube, recebeu nessa terça-feira (14), com apenas 10 anos, o título de Candidato à Mestre (CM) da Federação Internacional de Xadrez (FIDE). No último fim de semana, Luiz foi campeão estadual no Festival Catarinense da Criança (Fescri) na categoria até 12 anos.

Luiz aprendeu a jogar com Luciano Justi Antunes, professor experiente e apaixonado pelo xadrez. Atualmente, o atleta treina com o Mestre Nacional (MN) Marco Zaror Cordeiro, em Lages que trabalha há 23 anos com o Xadrez e busca ajudar no desenvolvimento natural dos talentos. "Luiz é um jogador tático, muito esforçado e focado. Vejo potencial para futuramente ser um Grande Mestre (GM). O desafio é reunir as condições para que ele possa percorrer este belo caminho do esporte. Hoje é um dia para comemorar”, ressalta Marco.

O atleta também conta com o apoio dos pais Luana e Diego. “Um agradecimento especial para os familiares, amigos e professores que colaboraram para o Luiz ir ao Pan, que resultou na conquista deste título”, apontam os pais que o acompanham em todas as competições.

Entre as conquistas de Luiz está o 3° Lugar no Pan - Americano Sub 10 realizado no Uruguai em 2016; Campeão brasileiro Sub 10 em 2016; Tetra Campeão Catarinense sub 12 em 2014, 2015, 2016 e 2017; Medalha de Ouro na competição Xadrez Blitz e Bronze na competição Xadrez Pensado com apenas 10 anos na Olesc em 2016.

O Presidente da Federação Catarinense de Xadrez (FCX), Guilherme Deola Borges destaca o talento do atleta catarinense. “Parabenizamos o Luiz e temos muito orgulho por ele ser um atleta do nosso estado. Torcemos para que ele realize todos os seus sonhos”, destaca o Presidente.


A próxima competição de Luiz Henrique será o Campeonato Brasileiro até 12 anos (FENAC), de 21 a 23 de abril, em Brasília. O atleta viajará com a caravana de Santa Catarina com todas as despesas pagas pela FCX.

Liziane Nathália Vicenzi
Assessora de Imprensa da FCX
lizivicenzi@gmail.com

Guilherme Deola Borges
Presidente da FCX
contato@fcx.org.br
guilhermedeola@gmail.com

Fotos: Facebook Luiz 

    Veja também

    FCX parabeniza conquistas de títulos de três árbitros catarinenses07/05/18Elana de Souza, Luciano Rietter e Cleber Padoin avançaram nas titulações internacionais de arbitragem A Federação Catarinense de Xadrez, FCX, comemorou a conquista de três árbitros catarinenses que receberam títulos concedidos pela "FIDE Presidential Board”, relativos ao primeiro trimestre do ano. Elana Silva de Souza, de Florianópolis e Cleber Padoin, de Forquilinha, receberam os títulos de Árbitros Internacionais (AI). Luciano Rietter, de......

    Voltar para (Novidades)

    FCX - Federação Catarinense de Xadrez
    R. Comandante José Ricardo Nunes, 79, Capoeiras, 88070-220, Fpolis/SC