Postado em 14 de Março de 2017 às 16h51

Enxadrista de Lages é Candidato à Mestre com apenas 10 anos

Destaques em S.Catarina (85)
Federação Catarinense de Xadrez - FCX Luiz Henrique da Silva Bugança foi bronze no Pan - Americano e foi tetra campeão catarinense no último fim de semana O jovem enxadrista Luiz Henrique da Silva Bugança,...

Luiz Henrique da Silva Bugança foi bronze no Pan - Americano e foi tetra campeão catarinense no último fim de semana


O jovem enxadrista Luiz Henrique da Silva Bugança, do Lages Xadrez Clube, recebeu nessa terça-feira (14), com apenas 10 anos, o título de Candidato à Mestre (CM) da Federação Internacional de Xadrez (FIDE). No último fim de semana, Luiz foi campeão estadual no Festival Catarinense da Criança (Fescri) na categoria até 12 anos.

Luiz aprendeu a jogar com Luciano Justi Antunes, professor experiente e apaixonado pelo xadrez. Atualmente, o atleta treina com o Mestre Nacional (MN) Marco Zaror Cordeiro, em Lages que trabalha há 23 anos com o Xadrez e busca ajudar no desenvolvimento natural dos talentos. "Luiz é um jogador tático, muito esforçado e focado. Vejo potencial para futuramente ser um Grande Mestre (GM). O desafio é reunir as condições para que ele possa percorrer este belo caminho do esporte. Hoje é um dia para comemorar”, ressalta Marco.

O atleta também conta com o apoio dos pais Luana e Diego. “Um agradecimento especial para os familiares, amigos e professores que colaboraram para o Luiz ir ao Pan, que resultou na conquista deste título”, apontam os pais que o acompanham em todas as competições.

Entre as conquistas de Luiz está o 3° Lugar no Pan - Americano Sub 10 realizado no Uruguai em 2016; Campeão brasileiro Sub 10 em 2016; Tetra Campeão Catarinense sub 12 em 2014, 2015, 2016 e 2017; Medalha de Ouro na competição Xadrez Blitz e Bronze na competição Xadrez Pensado com apenas 10 anos na Olesc em 2016.

O Presidente da Federação Catarinense de Xadrez (FCX), Guilherme Deola Borges destaca o talento do atleta catarinense. “Parabenizamos o Luiz e temos muito orgulho por ele ser um atleta do nosso estado. Torcemos para que ele realize todos os seus sonhos”, destaca o Presidente.


A próxima competição de Luiz Henrique será o Campeonato Brasileiro até 12 anos (FENAC), de 21 a 23 de abril, em Brasília. O atleta viajará com a caravana de Santa Catarina com todas as despesas pagas pela FCX.

Liziane Nathália Vicenzi
Assessora de Imprensa da FCX
lizivicenzi@gmail.com

Guilherme Deola Borges
Presidente da FCX
contato@fcx.org.br
guilhermedeola@gmail.com

Fotos: Facebook Luiz 

    Veja também

    Catarinenses embarcam para Caxambu-MG23/09/21 Nesta quinta-feira (23), enxadristas de todo o estado de Santa Catarina embarcaram em Blumenau com destino a Caxambu-MG, para disputar o Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar, que acontece entre os dias 24 e 26 de setembro. Ao todo, 33 jovens enxadristas catarinenses, de 07 a 17 anos de idade, fazem parte da Caravana Barriga Verde, que conta com o apoio da Federação Catarinense de Xadrez. Os......
    Atleta de Criciúma recebe título de Candidata a Mestre da Federação Internacional de Xadrez (Fide)12/01/17Jovem promessa: Mirela foi campeã Sulamericana de Xadrez até oito anos em torneio disputado no Chile FCX – Natural de Criciúma, sul do estado catarinense, Mirela Pedro Tereza, de apenas oito anos, foi atleta revelação da cidade no ano de 2016. Treinada pelo professor Evandro Bitencourt que ministra aulas na Associação......
    IRT Sub-2200 em Timbó03/08 Entre os dias 12 e 14 de agosto acontece em Timbó o IRT Sub-2200, de forma simultânea ao Festival Sul de Categorias. O evento, organizado pela Chess For Life e Xadrez Educa, acontecerá no Centro de Convivência do Idoso, no bairro das......

    Voltar para (Novidades)

    FCX - Federação Catarinense de Xadrez
    R. Comandante José Ricardo Nunes, 79, Capoeiras, 88070-220, Fpolis/SC