Postado em 03 de Fevereiro de 2020 às 18h35

FCX inaugura Departamento de Xadrez Feminino e lança calendário de eventos 2020

Informes da Diretoria (39)
Federação Catarinense de Xadrez - FCX A agenda de torneios para 2020 já pode ser atualizada. A Federação Catarinense de Xadrez (FCX) anunciou a data e local dos torneios programados para o ano com o objetivo de fortalecer a...

A agenda de torneios para 2020 já pode ser atualizada. A Federação Catarinense de Xadrez (FCX) anunciou a data e local dos torneios programados para o ano com o objetivo de fortalecer a prática do esporte em todo o estado. Além desse importante anúncio, a Federação também promoveu reunião de lançamento do Departamento de Xadrez Feminino e anunciou o novo Diretor Técnico da Federação, o Grande Mestre (GM) José Fernando Cubas. 

A reunião aberta da Diretoria da Federação foi realizada na tarde da sexta-feira (24) durante a realização do 6º Floripa Chess Open 2020, em Florianópolis. Na oportunidade, o presidente da FCX, Marcelo Nascimento Pomar destacou as novidades da Federação para 2020 e convidou a todos para o primeiro torneio do ano promovido pela Federação: a final aberta do 65º Campeonato Catarinense Absoluto e 33º Campeonato Catarinense Feminino. Os eventos serão realizados em Timbó de 14 a 16 de fevereiro, relativos à final de 2019. A intenção da FCX é realizar a final relativa também a 2020, no mês de dezembro. 

Entre as novidades para 2020 está a criação do “Circuito Regional Leste de Xadrez”, um torneio válido para rating FIDE de xadrez rápido e que seguirá o padrão do já consolidado Circuito Regional Oeste, com várias etapas em diferentes municípios. A Federação também promoverá o Campeonato Catarinense Escolar com regionais Oeste e Leste previstas para ocorrer em Lages no dia 9 de maio e em Criciúma nos dias 30 e 31 de maio. 

Os campeonatos de categorias FESCRI e FECAJ também já tiveram as datas anunciadas. Santa Catarina sediará também dois campeonatos brasileiros, o Festival Nacional da Juventude (FENAJ), sub 16 e 18 e a novidade do Campeonato Brasileiro sub 6, de 18 a 21 de abril em Florianópolis. Concórdia também sediará novamente o Campeonato Brasileiro Juvenil sub 20 no mês de agosto. Santa Catarina também vai sediar a final do Campeonato Brasileiro de Xadrez Rápido, em Içara no dia 15 de novembro. 

Outra pauta da reunião foi sobre a aprovação da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) para solicitação de upgrade de árbitros catarinenses: Guilherme Deola Borges, Tainá Durante, Renato Vailon, Julia Brunetto Rodio, Edison Luiz de Oliveira e Marcelo Pomar também reuniram condições para serem promovidos a Árbitros Regionais (AR). Carlos Fontana, Charles e Gisela Kretszchmar poderão ser registrados como Árbitros Auxiliares (AA). A Federação por intermédio da Coordenação de Arbitragem também parabeniza Michel Viott, de Seara, que reuniu condições para ser promovido a Árbitro Nacional (AN).

A reunião foi finalizada com a inauguração do Departamento de Xadrez Feminino que tem como objetivo incentivar mulheres a permanecerem jogando xadrez além de abranger atuações profissionais como árbitras, organizadoras, professoras, entre outras atividades. O objetivo é divulgar o grupo de whatsapp para que as mulheres participem e possam se reunir além de efetivar ações mensais de valorização do xadrez feminino.

O calendário de eventos pode ser acessado neste link: https://bit.ly/2OjUEQ5 

O grupo de whatsapp para as mulheres também pode ser acessado neste link: https://chat.whatsapp.com/J0GUyUcd6wZ5XeTaMoj75L

Texto e fotos: Liziane Nathália Vicenzi - Jornalista - MTB 6142 | SC

  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -

Veja também

Nota de Pesar - FCX 29/01/19 Com imenso pesar, comunicamos o falecimento do Presidente da Federação Catarinense de Xadrez (FCX), Lédio Rosa de Andrade, vítima de infarto, ocorrido na madrugada dessa terça-feira (29). A cerimônia em sua......

Voltar para (Novidades)

FCX - Federação Catarinense de Xadrez
R. Comandante José Ricardo Nunes, 79, Capoeiras, 88070-220, Fpolis/SC