
O Mestre FIDE (FM) Guilherme de Borba, de Blumenau, foi campeão da Copa Sudamérica Online, realizada nesta última semana pela plataforma Lichess. Organizada pelo FM Tomas Kapitanchuk (Argentina) e pelo FM Flavio Gonzales Curse (Peru), a competição reuniu oito jogadores da América do Sul, sendo seis Mestres Fide.
Para ser campeão, Guilherme passou pelo FM Renzo Rengifo Blancas (Peru) nas quartas-de-finais. Pelo FM Flavio Gonzales Curse (Peru) nas semifinais. E na final venceu o match contra o FM Tomas Kapitanchuk (Argentina) pelo placar de 4,5 a 2,5.
O torneio tinha como objetivo promover o desenvolvimento do xadrez durante o período de isolamento social. “Os enxadristas já estão acostumados a treinarem em casa com programas de computador e livros, e para jogar houve uma crescente muito boa nas plataformas digitais. Então de modo geral creio que o xadrez não foi afetado”, disse o catarinense sobre a competição ser jogada online.
As partidas foram jogadas no ritmo de três minutos com acréscimo de dois segundos por lance. O jogador que chegasse a 4,5 pontos primeiro passava para a próxima fase. “O torneio estava muito forte e não sou muito acostumado a jogar pela internet, o que me deixou feliz com o resultado, pois sinceramente eu não esperava”, analisou Guilherme. “Optei por sistemas que possibilitam jogar mais rápido e guardar o tempo para as situações mais críticas e deu muito certo”, completou.
Texto escrito por: Marco Aurélio da Silva Júnior
Foto: divulgação Facebook