Postado em 17 de Fevereiro de 2017 às 20h33

Blumenauense recebe título de Mestre Nacional de Xadrez aos 16 anos

Destaques em S.Catarina (86)

Na tarde da última quinta-feira (16), a Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) homologou o título de Mestre Nacional (MN) para o atleta blumenauense Guilherme de Borba, que tem apenas 16 anos. A titulação do enxadrista foi obtida após o atleta ultrapassar o rating de 2200 em um torneio disputado no Chile, em janeiro. O rating é a força de cada jogador, mediante o desempenho nos campeonatos, conforme a sua performance contra outros jogadores ranqueados.

Guilherme disputa campeonatos desde quando tinha sete anos. Compete regularmente em torneios de categorias e abertos, sendo destaque na Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), Joguinhos Abertos e Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc). Entre as principais conquistas está o bi-campeonato catarinense de categorias (2013 e 2016), bi-campeonato brasileiro escolar (2013 e 2014) e vice (2015 e 2016); Campeão brasileiro Sub-14 em 2015, tetra campeão da Olesc (2013, 2014, 2015 e 2016), campeão dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina em 2016, e vencedor do Prêmio Nacional de Atleta Revelação em 2015, pela Revista Meio Jogo.

Conforme Guilherme, o título de Mestre Nacional trouxe alegria, e representou uma recompensa pelos treinos e dedicação no esporte. “Eu agradeço aos meus pais por sempre me apoiarem e incentivarem, a Regina Ribeiro que me ensinou a jogar e me ajudou a dar os primeiros passos no xadrez e aos meus técnicos Renan Levy e Jefferson Pelikian”, destaca Guilherme.

De acordo com o Presidente da Federação Catarinense de Xadrez (FCX), Guilherme Deola Borges, a conquista do blumenauense é o resultado do esforço do enxadrista no decorrer dos anos. “O Guilherme é um grande exemplo como pessoa e jogador. A FCX apoia e torce pelo crescimento desta carreira vitoriosa, que tem sido moldada pelos excelentes professores que lhe orientam. Também destacamos o apoio do irmão, Gabriel de Borba e dos pais Ivan e Elenita que são grandes incentivadores", explana o Presidente.

  • Guilherme jogando no Chile
    Guilherme jogando no Chile
  • Guilherme atleta revelação
    Guilherme atleta revelação
  • Guilherme campeão brasileiro
    Guilherme campeão brasileiro
  • Guilherme e Treinadores
    Guilherme e Treinadores

Veja também

GM Everaldo Matsuura e MN Amanda Paul Dull vencem o 65º Campeonato Catarinense de Xadrez Absoluto e Feminino21/02/20 Após seis rodadas muito disputadas, o xadrez catarinense conheceu os novos campeões estaduais no último domingo (16), no torneio disputado em Timbó desde o dia 14. O campeão absoluto foi o Grande Mestre (GM) Everaldo Matsuura representando Timbó e invicto na competição com 5,5 pontos em seis rodadas. No feminino, a Mestre Nacional (MN) Amanda Paul Dull, do......
O Raciocínio Abdutivo no Jogo de Xadrez15/12/10 A Contribuição do Conhecimento, Intuição e Consciência da Situação para o Processo Criativo (Tese de doutorado do Karis Tese foi defendida: 15/12/2010 submetida ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina em Florianópolis para a obtenção do Grau de Doutor em......

Voltar para (Novidades)

FCX - Federação Catarinense de Xadrez
R. Comandante José Ricardo Nunes, 79, Capoeiras, 88070-220, Fpolis/SC