Postado em 23 de Setembro de 2021 às 20h31

Catarinenses embarcam para Caxambu-MG

Destaques em S.Catarina (90)

Nesta quinta-feira (23), enxadristas de todo o estado de Santa Catarina embarcaram em Blumenau com destino a Caxambu-MG, para disputar o Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar, que acontece entre os dias 24 e 26 de setembro.

Ao todo, 33 jovens enxadristas catarinenses, de 07 a 17 anos de idade, fazem parte da Caravana Barriga Verde, que conta com o apoio da Federação Catarinense de Xadrez. Os professores Daniel Brandão e Regina Ribeiro são os organizadores. "Mais um ano, estamos voltando aí com os torneios presenciais, novamente para o Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar, fomos em 2019 e conseguimos trazer algumas medalhas, e neste ano estamos com a expectativa de trazermos ainda mais, até porque estamos com atletas de ainda mais cidades."

Os atletas saíram de Blumenau às 16h, com previsão de chegada em Caxambu às 09h de sexta-feira. São enxadristas de escolas de Blumenau, Brusque, Joinville, Jaraguá do Sul, Florianópolis, Penha, Chapecó, Seara e Lages.

A profissional de Educação Física, Sirley Spieker, mãe do enxadrista Otávio Spieker, de Lages, destacou sobre a importância de organizar uma caravana para levar a delegação às competições. "É importante uma iniciativa dessa para proporcionar aos atletas participarem do maior número de competições possíveis. Com acompanhamento técnico, profissional, psicológico, e até mesmo a companhia dos pais, que maioria das vezes não é possível, nós estaremos aqui para proporcionar segurança e tranquilidade para as nossas crianças terem um bom desempenho na competição."


De Blumenau, a tri campeã brasileira escolar Gabriela Feller, de 17 anos de idade, comentou sobre participar de mais uma competição, sua última nesta categoria. "A minha expectativa é grande, estou bem contente por poder participar e acompanhar a minha irmã, e muito feliz também com a nossa delegação que é bem grande neste ano."

O evento terá mais de 140 jovens enxadristas, e obedecerá todos os protocolos de saúde diante da pandemia. A delegação da Caravana Barriga Verde também estará respeitando os protocolos, com obrigação do uso de máscara durante toda a viagem no ônibus, álcool em gel disponível e demais cuidados.

Texto e foto: Marco Aurélio Júnior/Diretor de Comunicação FCX

Veja também

MF Edgar Rodrigues é o novo professor de Xadrez em Imbituba22/04/18 Natural de Cubatão, o MF será um reforço para o Xadrez Catarinense O Xadrez Catarinense conta com um novo professor no município de Imbituba. O Mestre Fide (MF) Edgar Rodrigues, natural de Cubatão, iniciou, na última semana, um trabalho de formação de atletas de base no município. O jogador que aprendeu o movimento das peças aos sete anos......
IRT DE CHAPECÓ ACONTECE NESTE FIM DE SEMANA08/02/22 Entre os dias 11 a 13 de fevereiro, o Clube de Xadrez de Chapecó realizará o 1º IRT de Chapecó, uma competição aberta a jogadores nacionais e internacionais. O torneio será realizado na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) com premiação......

Voltar para (Novidades)

FCX - Federação Catarinense de Xadrez
R. Comandante José Ricardo Nunes, 79, Capoeiras, 88070-220, Fpolis/SC