
A agenda de torneios para 2020 já pode ser atualizada. A Federação Catarinense de Xadrez (FCX) anunciou a data e local dos torneios programados para o ano com o objetivo de fortalecer a prática do esporte em todo o estado. Além desse importante anúncio, a Federação também promoveu reunião de lançamento do Departamento de Xadrez Feminino e anunciou o novo Diretor Técnico da Federação, o Grande Mestre (GM) José Fernando Cubas.
A reunião aberta da Diretoria da Federação foi realizada na tarde da sexta-feira (24) durante a realização do 6º Floripa Chess Open 2020, em Florianópolis. Na oportunidade, o presidente da FCX, Marcelo Nascimento Pomar destacou as novidades da Federação para 2020 e convidou a todos para o primeiro torneio do ano promovido pela Federação: a final aberta do 65º Campeonato Catarinense Absoluto e 33º Campeonato Catarinense Feminino. Os eventos serão realizados em Timbó de 14 a 16 de fevereiro, relativos à final de 2019. A intenção da FCX é realizar a final relativa também a 2020, no mês de dezembro.
Entre as novidades para 2020 está a criação do “Circuito Regional Leste de Xadrez”, um torneio válido para rating FIDE de xadrez rápido e que seguirá o padrão do já consolidado Circuito Regional Oeste, com várias etapas em diferentes municípios. A Federação também promoverá o Campeonato Catarinense Escolar com regionais Oeste e Leste previstas para ocorrer em Lages no dia 9 de maio e em Criciúma nos dias 30 e 31 de maio.
Os campeonatos de categorias FESCRI e FECAJ também já tiveram as datas anunciadas. Santa Catarina sediará também dois campeonatos brasileiros, o Festival Nacional da Juventude (FENAJ), sub 16 e 18 e a novidade do Campeonato Brasileiro sub 6, de 18 a 21 de abril em Florianópolis. Concórdia também sediará novamente o Campeonato Brasileiro Juvenil sub 20 no mês de agosto. Santa Catarina também vai sediar a final do Campeonato Brasileiro de Xadrez Rápido, em Içara no dia 15 de novembro.
Outra pauta da reunião foi sobre a aprovação da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) para solicitação de upgrade de árbitros catarinenses: Guilherme Deola Borges, Tainá Durante, Renato Vailon, Julia Brunetto Rodio, Edison Luiz de Oliveira e Marcelo Pomar também reuniram condições para serem promovidos a Árbitros Regionais (AR). Carlos Fontana, Charles e Gisela Kretszchmar poderão ser registrados como Árbitros Auxiliares (AA). A Federação por intermédio da Coordenação de Arbitragem também parabeniza Michel Viott, de Seara, que reuniu condições para ser promovido a Árbitro Nacional (AN).
A reunião foi finalizada com a inauguração do Departamento de Xadrez Feminino que tem como objetivo incentivar mulheres a permanecerem jogando xadrez além de abranger atuações profissionais como árbitras, organizadoras, professoras, entre outras atividades. O objetivo é divulgar o grupo de whatsapp para que as mulheres participem e possam se reunir além de efetivar ações mensais de valorização do xadrez feminino.
O calendário de eventos pode ser acessado neste link: https://bit.ly/2OjUEQ5
O grupo de whatsapp para as mulheres também pode ser acessado neste link: https://chat.whatsapp.com/J0GUyUcd6wZ5XeTaMoj75L
Texto e fotos: Liziane Nathália Vicenzi - Jornalista - MTB 6142 | SC