Postado em 16 de Janeiro de 2020 às 19h48

Federação Catarinense de Xadrez contará com Departamento para apoio e valorização do xadrez feminino

Informes da Diretoria (39)
Federação Catarinense de Xadrez - FCX A Federação Catarinense de Xadrez (FCX) convida todas as jogadoras, professoras, técnicas, mães e demais entusiastas do xadrez catarinense para participarem da reunião...

A Federação Catarinense de Xadrez (FCX) convida todas as jogadoras, professoras, técnicas, mães e demais entusiastas do xadrez catarinense para participarem da reunião inaugural do Departamento de Xadrez Feminino que será realizada na sexta-feira, dia 24 de janeiro, no Lira Tênis Clube, durante o 6º Floripa Chess Open 2020, a partir das 17h, em Florianópolis. A reunião também vai contar com deliberações da diretoria e é aberta para todos os presidentes de clubes do estado. 

O novo Departamento tem como objetivo garantir a igualdade de gênero e fortalecer o apoio e incentivo ao xadrez feminino. Na reunião, serão apresentados os princípios gerais que norteiam o departamento com base na Comissão de Mulheres da FIDE e serão propostas iniciativas, projetos e demais ações que valorizem o xadrez feminino no estado de Santa Catarina.

Entre os propósitos do departamento está: promover o xadrez para meninas e mulheres em todas as cidades e clubes membros da FCX; representar os interesses de todas as mulheres que participam do xadrez em Santa Catarina; gerar publicidade e reconhecimento positivos para as mulheres no xadrez e nos eventos de xadrez feminino; ajudar a aumentar número de organizadoras, árbitras, jogadoras, treinadoras e dirigentes mulheres; apoiar jovens talentosas jogadoras, tanto quanto possível.

O departamento também buscará coibir, constranger e denunciar atitudes machistas e sexistas no ambiente do xadrez além de formular políticas e orientar a direção da FCX no sentido de colocá-las em prática para o desenvolvimento do Xadrez Feminino.

De acordo com a assessora de imprensa da Federação, Liziane Vicenzi, o Departamento será aprimorado constantemente. “As mulheres enxadristas do nosso estado tem se destacado com projeção nacional e como Federação queremos incentivá-las a permanecer no esporte. Para isso, precisamos juntas enfrentar qualquer comentário ou atitude machista. A FCX vai ser um espaço de diálogo, motivação e valorização de todo e qualquer esforço para valorizar e viabilizar a participação das mulheres no xadrez, seja jogando, arbitrando, ensinando ou qualquer outra atividade ligada a esse esporte que tanto amamos”, destaca.

Liziane Nathália Vicenzi - Jornalista - MTB 6142 | SC  - Assessoria de Imprensa FCX

Crédito da foto: Divulgação Premium 

    Veja também

    Nota de Pesar08/01/23 A Federação Catarinense de Xadrez manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento de Isandra Salvagni, aos 45 anos, ocorrido no dia 08/01/2023. A todos os familiares e amigos, os nossos mais sinceros sentimentos. Sabemos como Isandra era uma pessoa admirável e que com certeza deixará um grande vazio no coração de todos que tiveram a honra e o prazer de......
    Edital Assembleia FCX 202105/02/21 A Federação Catarinense de Xadrez - FCX convoca seus filiados para participarem da Assembleia Geral Ordinária a se realizar no dia 20 de fevereiro de 2021 às 9h com a metade mais um dos Clubes /Associações......

    Voltar para (Novidades)

    FCX - Federação Catarinense de Xadrez
    R. Comandante José Ricardo Nunes, 79, Capoeiras, 88070-220, Fpolis/SC