Postado em 15 de Dezembro de 2010 às 09h21

O Raciocínio Abdutivo no Jogo de Xadrez

Destaques em S.Catarina (90)

A Contribuição do Conhecimento, Intuição e Consciência da Situação para o Processo Criativo (Tese de doutorado do Karis

Tese foi defendida: 15/12/2010 submetida ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina em Florianópolis para a obtenção do Grau de Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento.

Resumo:
O jogo de xadrez se apresenta como conceituado e tradicional sistema de mediação e expressão do conhecimento, porque sua materialidade e sua dinâmica configuram visualmente os procedimentos e, por via de conseqüência, os conhecimentos e os raciocínios dos jogadores. As ferramentas e a mecânica do jogo compõem um modelo exemplar de engenharia. Entretanto, esse modelo atua como mídia interativa entre dois competidores e, ao longo dos séculos, os processos de mediação foram sendo criados, consolidados e registrados, de maneira que há uma cultura ou conhecimento especializado, que se apresenta como um amplo conjunto de conceitos, teorias, estratégias e procedimentos. Aos enxadristas cabe a gestão do conhecimento já explicitado, na escolha e interação das estratégias competitivas já conhecidas e, também, cabe a invenção circunstancial de soluções estratégico-criativas, que emergem imediatamente da intuição do jogador. As inovações intuitivas emergentes de processos predominantemente tácitos são, posteriormente, consideradas de modo consciente e explicitadas como novas estratégias possíveis dentro do conhecimento disponível na cultura enxadrística. O trabalho aqui apresentado observa o jogo de xadrez para considerar o raciocínio abdutivo, como proposto na teoria da Abdução de Charles Sanders Peirce, visando reconciliar os conceitos de “conhecimento” e “criatividade”, no contexto mental tradicionalmente reconhecido como “intuição”. Atualizando-se as indicações e revendo as contradições entre as idéias de Descartes (1596-1650) e Peirce (1839-1914), são discutidas neste trabalho duas correntes de estudos, denominadas:

“foundation view” e “tension view”, que se antagonizam propondo diferentes visões sobre a participação do conhecimento especializado como fator de promoção da criatividade. A contradição entre estas duas correntes, que se configuram sobre base experimental, suscita a tradicional questão do “dogmatismo” com relação ao conhecimento constituído. Depois dos estudos desenvolvidos e aqui apresentados, pode-se considerar a tese de que o conhecimento não impede a criatividade, servindo, inclusive, para promovê-la. Pois, como demonstrado por meio da análise de entrevistas, protocolos verbais e partidas comentadas de conceituados enxadristas, o conhecimento possibilita a maior eficiência do raciocínio abdutivo, desde que não seja tratado de maneira dogmática. Como resultado de pesquisa é apresentado um framework conceitual contextualizado, que serve de suporte ao entendimento sobre como o conhecimento favorece a eficiência do raciocínio abdutivo nos processos de criação. O jogo de xadrez é, portanto, apresentado como domínio decorrente de um campo interdisciplinar de pesquisa que considera, especialmente, a criatividade e o conhecimento, configurando um objeto de estudo privilegiado para a produção de conhecimentos sobre esses temas, que são necessários para diferentes áreas de estudo e aplicação científica.

Orientador: Prof. Dr. Luiz Fernando Jacintho Maia e Coorientador: Prof. Dr. Richard Perassi Luiz de Sousa.

Kariston Pereira um enxadrista federado de SC que participa em competições promovidas pela Federação é atualmente professor do Departamento de Ciência da Computação (DCC) no Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da UDESC, em Joinville/SC. Tem desenvolvido os estudos que culminaram com a defesa da tese desde 2006, coletando, selecionando e analisando materiais oriundos tanto da ciência cognitiva de uma forma geral, como do jogo de xadrez em específico. Esta pesquisa se desenvolveu em torno da seguinte principal pergunta de pesquisa: "como o conhecimento pode favorecer o raciocínio abdutivo nos processos de criação?", onde o raciocínio abdutivo, um conceito de origem lógico-filosófica, é considerado como o cerne das concepções criativas.

Veja também

1º Campeonato Catarinense de Xadrez por equipes é sucesso em Piratuba17/04/18 Equipe do “Clube de Xadrez de Blumenau A” venceu o absoluto Disputas emocionantes marcaram a primeira edição do “Campeonato Catarinense de Xadrez por equipes” realizado em Piratuba, de 13 a 15 de abril. O empate do Clube de Xadrez de Blumenau A com a equipe da UFSC A, na quinta e última rodada no domingo a tarde, garantiu o título para a equipe blumenauense......
1ª Etapa do CCXR é um sucesso!06/02/22 Neste sábado (05), aconteceu o retorno do grande Circuito Catarinense de Xadrez Rápido, com a 1ª etapa acontecendo em Penha. Ao todo, foram 153 enxadristas disputando as categorias Absoluto e Escolar. Ambas as categorias foram......

Voltar para (Novidades)

FCX - Federação Catarinense de Xadrez
R. Comandante José Ricardo Nunes, 79, Capoeiras, 88070-220, Fpolis/SC