Postado em 25 de Fevereiro de 2019 às 22h22

WIM Kathiê Goulart Librelato é vice-campeã brasileira de Xadrez Feminino

Destaques no Brasil (41)
Federação Catarinense de Xadrez - FCX A WIM Kathiê Goulart Librelato, da ACX Içara conquistou o título de Vice-campeã Brasileira de Xadrez Feminino na tarde desta segunda-feira (25). A atleta disputou o match da final...

A WIM Kathiê Goulart Librelato, da ACX Içara conquistou o título de Vice-campeã Brasileira de Xadrez Feminino na tarde desta segunda-feira (25). A atleta disputou o match da final do 58º Campeonato Brasileiro Feminino (válido pela edição de 2018) em seis partidas contra a FM Juliana Sayumi Terao, de São Paulo, desde o dia 22 de fevereiro no Clube de Xadrez Guanabara, no Rio de Janeiro - RJ. 

A catarinense perdia o match por 2 a 0 e demonstrou muita garra ao conseguir empatar e vencer as duas últimas partidas do ritmo de xadrez pensado. O desempate começou na manhã de hoje, em ritmo de xadrez rápido, com a vitória de Juliana. Na segunda partida do desempate, Kathiê chegou a estar muito superior na partida, mas empatou com Juliana, que com o resultado tornou-se pentacampeã brasileira de xadrez feminino (2012, 2015, 2016, 2017 e 2018). Conforme informações do site da Confederação Brasileira de Xadrez - CBX, a campeã recebeu R$3.300 e a vice-campeã R$1.650, mais troféus.

Kathiê conquistou a vaga para o match da final após vencer a WFM Julia Alboredo na semifinal, por 2,5 a 1,5. Nas quartas de final, Kathiê venceu Thauane de Medeiros por 1,5 a 0,5 e nas oitavas de final garantiu a classificação após vencer Julia Vieira por 2 a 0. 

Kathiê destacou o apoio do técnico Claudionor Pirola e a experiência adquirida na competição. "Estou muito feliz com o vice-campeonato. Acredito que tenha crescido tecnicamente da última final para essa e isso é o mais legal para mim, mostrando que o treinamento tem que continuar. Não sei se o novo formato eliminatório é o melhor, acredito na necessidade de um estudo conjunto, mas com certeza mexeu com o psicológico de todas, então não faltou emoção na final. Depois das duas derrotas seguidas, foi muito importante o apoio que recebi, principalmente da torcida içarense e do meu técnico, Claudionor, que me manteve calma para buscar o empate. Deixo registrado o meu agradecimento a todos que vibraram comigo", destaca Kathiê. 

A Diretoria da FCX parabeniza todo o esforço da atleta, garra e determinação ao conseguir disputar o match da final, chegando muito perto da conquista do título. Além de Kathiê, a diretoria parabeniza as demais catarinenses que disputaram as oitavas de final da competição, Karina Daniela Kanzler Ferreira, Amanda Carolina de Mello e a WIM Regina Ribeiro.

Resultados:
Link com as partidas no Chess 24: https://bit.ly/2GUhP0L
Classificação final e demais partidas: https://bit.ly/2txHnc8
Crédito das fotos: CBX, Joaquim Dedeus, Karina Kanzler, Marco Aurélio da Silva Júnior, cbx,org.br. 
Texto: Lizi Vicenzi - Jornalista MTB 0006142/SC - Assessoria de Imprensa FCX

Veja também

Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar 2019: Seis catarinenses campeões, cinco vice-campeões, um terceiro e mais nove medalhistas24/09/19 Mais de 950,9 quilômetros percorridos, três dias de competição, muita luta e união. Essas palavras descrevem algumas das experiências vividas pela Delegação Santa Catarina/MEXE apoiada pela Federação Catarinense de Xadrez (FCX) no Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar realizado de 20 a 22 de setembro em Caxambu-MG com a presença de 530......
Catarinenses vencem o Zonal 2.412/10/22 Os enxadristas catarinenses WIM Kathiê Librelato (Criciúma) e GM Alexandr Fier (natural de Joinville e jogador por Florianópolis), venceram a classificatória para a Copa do Mundo, o Zonal 2.4, realizado em Natal entre os dias 3 e 10......

Voltar para (Novidades)

FCX - Federação Catarinense de Xadrez
R. Comandante José Ricardo Nunes, 79, Capoeiras, 88070-220, Fpolis/SC