Postado em 15 de Fevereiro às 13h59

Comunicado Arbitragem FCX 01/2019

Informes da Diretoria (15)
Federação Catarinense de Xadrez - FCX Boa tarde a todos(as) os (as) árbitros de SC! Inicialmente, gostaria de desejar a todos um excelente 2019, cheio de realizações! Com a eleição para a nova Diretoria...

Boa tarde a todos(as) os (as) árbitros de SC!

Inicialmente, gostaria de desejar a todos um excelente 2019, cheio de realizações!

Com a eleição para a nova Diretoria da Federação Catarinense de Xadrez – FCX, ocorrida em Timbó/SC dia 06 de dezembro de 2018, que tomou posse dia 1º de janeiro de 2019, eu, Luciano Rietter, fui convidado a assumir o cargo de Coordenador de Arbitragem para o biênio 2019/2020. Agradeço à diretoria da FCX pela confiança no meu trabalho e espero fazer o meu melhor pelo xadrez catarinense.

Assim, gostaria inicialmente que os árbitros interessados em atuar nas competições da Federação ou da Fesporte, que enviem e-mail para arbitragem@fcx.org.br e lucianorietter@gmail.com com as seguintes informações:

- Nome completo do árbitro
- Cidade de residência atual
- ID CBX e ID FIDE (se tiver)
- E-mail para contato
- Número de celular (informar se possui WhatsApp)
- Eventos em que pretende atuar em 2019 pela FCX

Com isso, espera-se atualizar o cadastro dos árbitros em SC e determinar eventuais necessidades de demanda de árbitros no Estado e suas regiões.

Tendo em vista a dificuldade em formar as equipes para atuar em algumas competições no ano de 2018, principalmente devida à indisponibilidade dos árbitros, foram pautadas as seguintes ações iniciais para tentar suprir essa demanda:

1) Aumentar o quadro de árbitros efetivamente atuantes no Estado;
2) Especializar e atualizar os árbitros inativos para que estejam aptos a voltar a atuar nas competições envolvidas com a Federação.

No que diz respeito ao primeiro item, a solução está na realização de cursos de iniciação à arbitragem, principalmente os que sejam válidos para entrar no quadro de árbitros da Confederação Brasileira de Xadrez – CBX, como o ocorrido nesse mês na cidade de Itajaí; além do previsto para acontecer em Concórdia no final de março. 

Quanto ao segundo item, espera-se atualizar os árbitros inativos através de uma formação on-line sobre as Leis do Xadrez, com transmissão ao vivo, que também será aberta a toda a comunidade enxadrística: atletas, pais, professores, treinadores e gestores. Essa formação ainda não tem data para realização, sabe-se apenas que será em um sábado a tarde. 

Os árbitros inativos por mais de um ano (cujo último evento oficial foi antes de 2018) e que desejarem arbitrar em 2019 deverão ter participado de alguma dessas formações, de maneira que os árbitros atualizados ou em dia terão prioridade na composição das equipes no ano de 2019. 

Dessa maneira, esperamos melhorar a capacidade técnica não somente dos árbitros, mas de todos os envolvidos com o xadrez no estado de Santa Catarina. 

Um excelente ano a todos!

Luciano Rietter
Coordenador de Arbitragem


Postado em 30 de Janeiro às 16h47

Curso de Iniciação à Organização de Eventos e Arbitragem de Xadrez

Proximos Eventos (39)
Federação Catarinense de Xadrez - FCX Entre os dias 08 e 10 de fevereiro, o Clube de Xadrez de Itajaí realizará, em conjunto com a Federação Catarinense de Xadrez, o Curso de Iniciação à...

Entre os dias 08 e 10 de fevereiro, o Clube de Xadrez de Itajaí realizará, em conjunto com a Federação Catarinense de Xadrez, o Curso de Iniciação à Organização de Eventos e Arbitragem de Xadrez.

O curso tem como objetivo capacitar árbitros para os quadros da Federação Catarinense de Xadrez e da Confederação Brasileira de Xadrez. Qualquer interessado em ter mais conhecimento sobre as leis do xadrez e como funciona a organização de um torneio poderá fazer o curso.

Confira no folder as informações e participe! O curso é oficializado pela Confederação Brasileira de Xadrez e será ministrado pelo Árbitro Internacional e Organizador Internacional Kaiser Luiz Mafra.

Texto: Marco Aurélio da Silva

Assessoria de Imprensa FCX


Postado em 30 de Janeiro às 15h44

Catarinense Karina Kanzler Ferreira é campeã feminina do 5º Floripa Chess Open 2019

Resultado de Eventos (7)
Federação Catarinense de Xadrez - FCX Os representantes de Santa Catarina conquistaram dezenas de premiações no maior torneio do Brasil, realizado entre os dias 21 a 27 de janeiro no Lira Tênis Clube, em Florianópolis....

Os representantes de Santa Catarina conquistaram dezenas de premiações no maior torneio do Brasil, realizado entre os dias 21 a 27 de janeiro no Lira Tênis Clube, em Florianópolis. Com premiação total de R$ 30 mil, a 5ª edição do torneio contou com recorde de participação de 463 enxadristas de 11 países e 24 estados brasileiros. A jogadora e técnica em Jaraguá do Sul, Karina Daniela Kanzler Ferreira foi a campeã feminina classificada em 55º lugar na competição. O campeão do evento foi o GM Alexandr Fier, nascido em Joinville, mas atualmente federado pelo Paraná, com oito vitórias e dois empates, conquista inédita de um brasileiro na competição. 

Karina conquistou performance de 2070 no evento, com seis vitórias, um empate e somente três derrotas. Segundo a jogadora, o Floripa Open foi um aquecimento para final do brasileiro e um estímulo para as demais competições durante o ano. “O resultado foi maravilhoso, ganhei 63 pontos de FIDE, estou voltando a treinar e a me dedicar ao xadrez novamente, porque sou técnica e é diferente ensinar e jogar. Foi muito animador, comecei com o pé direito”, destacou a enxadrista. 

Um diferencial do Floripa Chess Open desse ano era a classificação direta da melhor atleta feminina para a final do Campeonato Brasileiro Feminino (edição 2018). Karina já tinha vaga garantida para a Final por meio de convite da CBX, passando a vaga para Gabrieli de Melo, de Itajaí, mais uma representante de Santa Catarina na final. O torneio será realizado de 16 a 25 de fevereiro no Rio de Janeiro – RJ com premiação de R$ 15 mil.

Disputa do Floripa Super Blitz

Os enxadristas catarinenses também conquistaram premiações na disputa do Floripa Super Blitz, realizado na quarta-feira, (23). Em 9º lugar, IM César Umetsubo, de Florianópolis, somou 8 pontos e em 10º lugar, Guilherme Deola Borges, de Lacerdópolis, também conquistou 8 pontos e foi campeão da categoria 2200 de rating FIDE. Danieli de Melo, de Itajaí foi a vice-campeã feminina com 6,5 pontos, seguida de Fabiola Campagnolo, de São Bento do Sul, 3ª colocada, com seis pontos. 

Classificação geral blitz: https://goo.gl/ZCnfzp

Destaques nas categorias 

Os catarinenses também foram destaques nas premiações por categoria e também na premiação de maiores delegações com Timbó e Blumenau. (Em breve lista dos destaques por categoria) 

Curso de Capacitação Pais e Professores

No domingo (20), primeiro dia de Floripa Chess Open 2019 foi realizada uma capacitação para pais e professores ministrada pelos Mestres Internacionais (IMs) César Umetsubo, e Leandro Perdomo, ambos professores em Florianópolis e Concórdia, respectivamente. Os participantes aprenderam conceitos de abertura, estratégia, tática e finais. Também foram abordadas metodologias especiais sobre pedagogia do ensino de xadrez e organização de torneios. 

Reunião FCX no Floripa Chess Open

No sábado (26), a diretoria da Federação Catarinense de Xadrez (FCX) realizou uma reunião de planejamento. Entre as novidades para 2019 está o retorno das quatro etapas classificatórias para as finais do catarinense blitz e rápido. Em breve também será divulgado o calendário das competições oficiais deste ano e mais ações para valorizar os enxadristas catarinenses. O presidente em exercício Arlan Guliani, em nome da diretoria, agradeceu a participação do ex-presidente Guilherme Deola Borges e do árbitro FIDE Luciano Rietter que auxiliaram no planejamento das ações para 2019. Arlan também participou da cerimônia de premiação no domingo e desejou uma ótima gestão para a nova diretoria da FCX.


Classificação geral torneio Open: 
https://goo.gl/Q3D1JL

4º lugar: GM Everaldo Matsuura, com 8 pontos;
6º lugar: IM Leandro Perdomo, Concórdia, com 8 pontos;
9º lugar: IM Cesar Hidemitsu Umetsubo, Florianópolis, com 8 pontos;

Feminino:

3º lugar feminino: WIM Kathiê Librelato, de Içara, com 6 pontos;
4º lugar feminino: Gabrieli de Melo, de Itajaí, também com seis pontos;
7º lugar feminino: WFM Suzana Chang, com seis pontos;
9º lugar feminino: Fabiola Campagnolo, de São Bento do Sul, com seis pontos;
10º lugar feminino WIM Larissa Ichimura, de Itajaí, com 5,5 pontos;
11º lugar feminino Tainá Durante, de Concórdia com 5,5 pontos;
15º lugar feminino, Julia Rodio, de Concórdia, com 5 pontos.


Texto:
Liziane Nathália Vicenzi
Jornalista MTB 0006142/SC
Assessoria de Imprensa FCX
Fotos: Lizi Vicenzi, Sérgio Vignes, Elisangela Filgueiras


Postado em 29 de Janeiro às 16h10

Nota de Pesar - FCX

Informes da Diretoria (15)
Federação Catarinense de Xadrez - FCX Com imenso pesar, comunicamos o falecimento do Presidente da Federação Catarinense de Xadrez (FCX), Lédio Rosa de Andrade, vítima de infarto, ocorrido na madrugada dessa...

Com imenso pesar, comunicamos o falecimento do Presidente da Federação Catarinense de Xadrez (FCX), Lédio Rosa de Andrade, vítima de infarto, ocorrido na madrugada dessa terça-feira (29).

A cerimônia em sua homenagem ocorrerá na tarde de hoje, às 15h, na capela do crematório, ao lado do Cemitério São Francisco Xavier (Itacorubi), em Florianópolis.

Lédio assumiu a presidência da FCX no dia 1° de janeiro de 2019 e estava afastado do cargo para realização de tratamentos de saúde.

Natural de Tubarão, Lédio era desembargador aposentado, psicólogo e escritor. Lédio tinha 60 anos e era formado em Direito pela UFSC.

Os integrantes da diretoria da FCX em nome de todos os enxadristas, clubes, pais e professores do xadrez catarinense lamentam profundamente o ocorrido.


Postado em 17 de Janeiro às 21h26

COMUNICADO FCX - 17/01/2019

Informes da Diretoria (15)
Federação Catarinense de Xadrez - FCX Comunicamos a todos que o Presidente da Federação Catarinense de Xadrez (FCX), Lédio Rosa de Andrade permanecerá afastado da presidência por motivos de tratamento de...

Comunicamos a todos que o Presidente da Federação Catarinense de Xadrez (FCX), Lédio Rosa de Andrade permanecerá afastado da presidência por motivos de tratamento de saúde. Assume como presidente interino o atual Vice-presidente, Arlan Guliani até a completa recuperação de Lédio Rosa de Andrade.

- E-mais devem ser encaminhados para o endereço: arlanguliani@yahoo.com.br

- Lembramos ainda que sugestões de notícias, divulgação de eventos, comunicados, informes em geral devem ser enviados para o e-mail: lizivicenzi@gmail.com (Assessoria de Imprensa FCX)

- Os demais e-mails da Diretoria estão disponível em: https://bit.ly/2svTzcH

Agradecemos a compreensão de todos e desejamos melhoras para Lédio Rosa de Andrade!


FCX - Federação Catarinense de Xadrez
R. Comandante José Ricardo Nunes, 79, Capoeiras, 88070-220, Fpolis/SC