Postado em 05 de Maio às 08h06

Coordenador de Arbitragem da Federação Catarinense de Xadrez vai arbitrar "Online Nations Cup"

Destaques Internacionais (7)
Federação Catarinense de Xadrez - FCX Incontáveis profissões foram reinventadas nesse período de isolamento social ocasionado pela Covid-19. Uma delas é a de árbitro de xadrez, que do formato presencial foi...

Incontáveis profissões foram reinventadas nesse período de isolamento social ocasionado pela Covid-19. Uma delas é a de árbitro de xadrez, que do formato presencial foi readequado para o online. Os tradicionais torneios presenciais lotados de jogadores agora acontecem em plataformas online no conforto da casa dos jogadores - e dos árbitros. No entanto, arbitrar continua sendo fundamental para o bom andamento das partidas e um exemplo disso é a atuação do Coordenador de Arbitragem da Federação Catarinense de Xadrez (FCX), Árbitro FIDE (FA), Luciano Rietter que nas últimas semanas tem arbitrado torneios internacionais pelo computador de casa.

Atualmente, Luciano que é natural de Massaranduba-SC mora em Portugal onde cursa Doutorado em Engenharia Eletrônica na Universidade do Minho. A nova experiência profissional de Luciano começa hoje com o início da “Copa das Nações Online” – (Online Nations Cup), que acontece de 5 a 10 de maio, promovida pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE) e plataforma de Xadrez Chess.com.

"Os árbitros geralmente tem papel de assegurar que as leis do xadrez sejam cumpridas durante os torneios, sendo que algumas regras causam dúvidas até mesmo nos árbitros menos experientes. Jogando no computador, é impossível realizar um lance ilegal e não precisa anotar os seus lances. É mais fácil para os jogadores, mas não para os árbitros e organizadores. Eles precisam sempre estar atentos às tentativas de trapaça e garantir fair play (jogo limpo) apenas com base em uma webcam. Não é perfeito, mas é o que dá pra fazer. ‘O árbitro é um eterno vigilante’ nunca fez tanto sentido como nos tempos atuais”, destaca Rietter.

A disputa do Online Nations Cup acontece com ritmo de jogo de 25 minutos com acréscimo de 10 segundos por lance. São seis equipes disputando em formato todos contra todos com ida e volta (termo no xadrez chamado Double Round Robin). Em cada equipe, são quatro titulares e dois reservas e serão reunidos alguns dos melhores jogadores do mundo na atualidade como os GMs Maxime Vachier Lagrave, Levon Aronian, Fabiano Caruana, Hikaru Nakamura, Ju Wenjun e Alexandra Goryachkina. O ex-campeão mundial Garry Kasparov será o capitão do time Europa, enquanto o presidente da FIDE Arkady Dvorkovity será o capitão do time Resto do Mundo. O prêmio total é de US$ 180 mil dólares. O Chess.com transmitirá todos os jogos ao vivo, com comentários em oito idiomas.

Desde que iniciou a quarentena, Luciano arbitra semanalmente o torneio Floripa Satélite Online que conta com competições classificatórias durante a semana e uma final no sábado. Ele arbitrou recentemente o torneio Sunway Sitges, o primeiro torneio com controle de tempo clássico realizado de forma online da história.

Rietter destaca a experiência de arbitrar em casa como algo novo, onde é necessário exercer papel de vigilância. “Temos o dever de garantir que tudo corra bem. Seremos organizados pela Árbitra Chefe Sabrina De San Vicente, do Uruguai, uma mulher bastante experiente nessas competições de alto nível então estamos bastante confiantes. Somos sujeitos a falhas mas com certeza daremos nosso melhor” diz Luciano. O árbitro catarinense será o responsável pelo controle da equipe da China, composta pelos jogadores Ding Liren, Wang Hao, Wei Yi, Hou Yifan, Yu Yangyi e Ju Wenjun. 

Equipes:

Europa: Capitão: Garry Kasparov; Jogadores: Maxime Vachier-Lagrave, Levon Aronian, Anish Giri, Anna Muzychuk, Jan-Krzysztof Duda e Nana Dzagnidze.

China: Capitão Ye Jiangchuan; Jogadores: Ding Liren Wang Hao, Wei Yi, Hou Yifan, Yu Yangyi e Ju Wenjun.

Estados Unidos: Capitão John Donaldson; Jogadores: Hikaru Nakamura, Fabiano Caruana, Wesley So, Irina Rush, Leinier Dominguez Perez e Anna Zatonskih.

Rússia: Capitão: Capitão: Alexander Motylev; Jogadores: Ian Niepomniachi, Vladislav Artemiev, Sergey Karjakin, Aleksandra Goryachkina, Dmitry Andreikin e Olga Girya.

Resto do mundo: Capitão: Arkady Dvorkovich; Jogadores: Teimour Radjabov, Alireza Firouzja, Bassem Amin, Mariya Muzychuk, Jorge Cori e Dinara Saduakassova.

Índia: Capitão: Viswanathan Anand; Jogadores: Viswanathan Anand, Vidit Gujrathi, Pentala Harikrishna, Adhiban Baskaran, Humpy Koneru y Harika Dronavalli.

Texto: Liziane Nathália Vicenzi - Jornalista - MTB 6142 
Assessoria de Comunicação FCX

  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -

Postado em 29 de Abril às 16h37

MF Guilherme de Borba é campeão da Copa Sudamérica Online

Destaques no Brasil (21)
Federação Catarinense de Xadrez - FCX O Mestre FIDE (FM) Guilherme de Borba, de Blumenau, foi campeão da Copa Sudamérica Online, realizada nesta última semana pela plataforma Lichess. Organizada pelo FM Tomas Kapitanchuk...

O Mestre FIDE (FM) Guilherme de Borba, de Blumenau, foi campeão da Copa Sudamérica Online, realizada nesta última semana pela plataforma Lichess. Organizada pelo FM Tomas Kapitanchuk (Argentina) e pelo FM Flavio Gonzales Curse (Peru), a competição reuniu oito jogadores da América do Sul, sendo seis Mestres Fide.

Para ser campeão, Guilherme passou pelo FM Renzo Rengifo Blancas (Peru) nas quartas-de-finais. Pelo FM Flavio Gonzales Curse (Peru) nas semifinais. E na final venceu o match contra o FM Tomas Kapitanchuk (Argentina) pelo placar de 4,5 a 2,5.

O torneio tinha como objetivo promover o desenvolvimento do xadrez durante o período de isolamento social. “Os enxadristas já estão acostumados a treinarem em casa com programas de computador e livros, e para jogar houve uma crescente muito boa nas plataformas digitais. Então de modo geral creio que o xadrez não foi afetado”, disse o catarinense sobre a competição ser jogada online.

As partidas foram jogadas no ritmo de três minutos com acréscimo de dois segundos por lance. O jogador que chegasse a 4,5 pontos primeiro passava para a próxima fase. “O torneio estava muito forte e não sou muito acostumado a jogar pela internet, o que me deixou feliz com o resultado, pois sinceramente eu não esperava”, analisou Guilherme. “Optei por sistemas que possibilitam jogar mais rápido e guardar o tempo para as situações mais críticas e deu muito certo”, completou.

Texto escrito por: Marco Aurélio da Silva Júnior

Foto: divulgação Facebook 


Postado em 28 de Abril às 13h32

Clube de Xadrez de Chapecó enfrenta River Plate nesta quarta-feira (29)

Proximos Eventos (47)
Federação Catarinense de Xadrez - FCX   O Clube de Xadrez de Chapecó realizará mais um importante confronto amistoso nessa quarta-feira (29), às 19h. Dessa vez o Clube, representado por 20 jogadores,...

 

O Clube de Xadrez de Chapecó realizará mais um importante confronto amistoso nessa quarta-feira (29), às 19h. Dessa vez o Clube, representado por 20 jogadores, enfrentará a equipe de Xadrez do River Plate, pela plataforma online Lichess em partidas com ritmo de tempo de xadrez blitz (5 minutos mais três segundos de acréscimo por lance). 

A ideia do confronto é recordar a partida de futebol entre Chapecoense e River Plate que ocorreu em 2015, válido pela disputa da Sul-Americana. O objetivo do match é treinar os enxadristas, proporcionar intercâmbio entre os países e valorizar a modalidade que tem se destacado durante a quarentena.

Nas últimas semanas, os atletas do Clube de Xadrez de Chapecó enfrentaram jogadores do Clube de Xadrez Jaque Mate de Buenos Aires, de Posadas, Argentina e do Porto, de Portugal.

Quer assistir nosso time? Veja pelo site https://lichess.org/. As partidas começarão às 19 horas e teremos transmissão ao vivo pelo canal do Clube de Xadrez de Chapecó no Youtube (http://shorturl.at/cjrSY) .

Assista e torça pela chape!

 



    Postado em 26 de Março às 17h48

    FCX incentiva disputa de torneios de xadrez online

    Resultado de Eventos (13)
    Federação Catarinense de Xadrez - FCX Na noite de quarta-feira (25), os professores e técnicos de xadrez de Criciúma e Timbó realizaram um torneio de integração online com o objetivo de manter os alunos em...

    Na noite de quarta-feira (25), os professores e técnicos de xadrez de Criciúma e Timbó realizaram um torneio de integração online com o objetivo de manter os alunos em ritmo competitivo. O torneio teve duração de 90 minutos com partidas de xadrez blitz (3 minutos + 2 segundos de incremento). O torneio contou com 36 participantes, entre eles atletas de Olesc, Joguinhos Abertos, Jasc e alguns ex-atletas da cidade que ainda cultivam o amor pelo jogo. O campeão do torneio foi o Mestre Nacional (MN) Lucas Cardoso.

    “Estava realizando torneio online com os atletas quase todos os dias e quando o Professor Marlon me trouxe a ideia de fazer uma integração, achei fantástico. Então movimentamos o pessoal e tudo ocorreu muito bem. Os atletas gostaram muito e com certeza vamos manter a iniciativa e mostrar para eles que podem melhorar muito seus jogos usando as ferramentas da internet”, destacou Evandro Bittencourt, técnico de xadrez em Criciúma.

    “Resolvemos criar um amistoso fechado entre Timbó e Criciúma, tendo em vista a paralisação dos treinos referente à pandemia do COVID-19. Foi uma mistura de Olesc, Joguinhos e Jasc jogando juntos além do convidado especial Mestre FIDE Edgar Rodrigues”, destacou Marlon Rahn, técnico de xadrez em Timbó.

    No último domingo (22), jogadores de Santa Catarina organizaram um torneio online aberto para o estado que contou com a participação de 304 jogadores. O campeão foi o Mestre Internacional (MI) César Umetsubo. Confira resultado em: https://lichess.org/tournament/oHKl5xYk

    A Federação destaca que apoia e incentiva essas iniciativas e que tão logo seja possível deve anunciar novo calendário dos torneios presenciais.

    Texto: Liziane Vicenzi - Assessoria FCX / com informações de Evandro Bittencourt 


    Postado em 24 de Março às 18h21

    FCX estende o prazo para pagamento da anuidade dos clubes

    Informes da Diretoria (26)
    Federação Catarinense de Xadrez - FCX A Federação Catarinense de Xadrez (FCX) decidiu postergar o pagamento da anuidade dos clubes no valor promocional de R$ 550 até o dia 31 de maio. O motivo é a crise sem...

    A Federação Catarinense de Xadrez (FCX) decidiu postergar o pagamento da anuidade dos clubes no valor promocional de R$ 550 até o dia 31 de maio. O motivo é a crise sem precedentes ocasionada pela Pandemia do novo Coronavírus (COVID-19). Se a anuidade for parcelada ou paga após essa data custará R$ 650. 

    A Federação lembra ainda que a taxa de transferência de jogadores entre clubes é de R$ 100. O clube deve efetuar o pagamento, enviar o comprovante para o e-mail da Diretora Financeira, Elisangela Filgueiras elis.cfilg@gmail.comcom os dados do jogador e do novo clube para ser atualizado no cadastro da Federação. 

    Cadastro de atletas regulares com a FCX: http://www.fcx.org.br/cadastro – atualizado em 24 de março de 2020

    Informações detalhadas sobre taxas da FCX: http://www.fcx.org.br/cadastro

    Texto: Jornalista Liziane N. Vicenzi


    FCX - Federação Catarinense de Xadrez
    R. Comandante José Ricardo Nunes, 79, Capoeiras, 88070-220, Fpolis/SC