(Novidades) Informes da Diretoria

Postado em 16 de Janeiro às 19h48

Federação Catarinense de Xadrez contará com Departamento para apoio e valorização do xadrez feminino

Informes da Diretoria (19)
Federação Catarinense de Xadrez - FCX A Federação Catarinense de Xadrez (FCX) convida todas as jogadoras, professoras, técnicas, mães e demais entusiastas do xadrez catarinense para participarem da reunião...

A Federação Catarinense de Xadrez (FCX) convida todas as jogadoras, professoras, técnicas, mães e demais entusiastas do xadrez catarinense para participarem da reunião inaugural do Departamento de Xadrez Feminino que será realizada na sexta-feira, dia 24 de janeiro, no Lira Tênis Clube, durante o 6º Floripa Chess Open 2020, a partir das 17h, em Florianópolis. A reunião também vai contar com deliberações da diretoria e é aberta para todos os presidentes de clubes do estado. 

O novo Departamento tem como objetivo garantir a igualdade de gênero e fortalecer o apoio e incentivo ao xadrez feminino. Na reunião, serão apresentados os princípios gerais que norteiam o departamento com base na Comissão de Mulheres da FIDE e serão propostas iniciativas, projetos e demais ações que valorizem o xadrez feminino no estado de Santa Catarina.

Entre os propósitos do departamento está: promover o xadrez para meninas e mulheres em todas as cidades e clubes membros da FCX; representar os interesses de todas as mulheres que participam do xadrez em Santa Catarina; gerar publicidade e reconhecimento positivos para as mulheres no xadrez e nos eventos de xadrez feminino; ajudar a aumentar número de organizadoras, árbitras, jogadoras, treinadoras e dirigentes mulheres; apoiar jovens talentosas jogadoras, tanto quanto possível.

O departamento também buscará coibir, constranger e denunciar atitudes machistas e sexistas no ambiente do xadrez além de formular políticas e orientar a direção da FCX no sentido de colocá-las em prática para o desenvolvimento do Xadrez Feminino.

De acordo com a assessora de imprensa da Federação, Liziane Vicenzi, o Departamento será aprimorado constantemente. “As mulheres enxadristas do nosso estado tem se destacado com projeção nacional e como Federação queremos incentivá-las a permanecer no esporte. Para isso, precisamos juntas enfrentar qualquer comentário ou atitude machista. A FCX vai ser um espaço de diálogo, motivação e valorização de todo e qualquer esforço para valorizar e viabilizar a participação das mulheres no xadrez, seja jogando, arbitrando, ensinando ou qualquer outra atividade ligada a esse esporte que tanto amamos”, destaca.

Liziane Nathália Vicenzi - Jornalista - MTB 6142 | SC  - Assessoria de Imprensa FCX

Crédito da foto: Divulgação Premium 


    Postado em 19 de Novembro de 2019 às 14h21

    FCX lamenta morte do paradesportista Leo Bernardi em Chapecó

    Informes da Diretoria (19)
    Federação Catarinense de Xadrez - FCX A diretoria da Federação Catarinense de Xadrez (FCX) comunica com pesar o falecimento do paradesportista e coordenador do Paradesporto na Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer de...

    A diretoria da Federação Catarinense de Xadrez (FCX) comunica com pesar o falecimento do paradesportista e coordenador do Paradesporto na Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer de Chapecó, Leo Bernardi, aos 50 anos, vítima de um infarto por volta das 5h desta terça-feira (19).

    Bernardi foi um dos protagonistas na organização do primeiro Parajasc realizado em Chapecó no ano de 2005, além de vencer oito edições do evento como coordenador. Leo competiu como atleta do ciclismo, golbol e também no xadrez. 

    O corpo está sendo velado na Funerária Dal Bosco e o sepultamento está previsto para às 17h em Chapecó.

    Diretoria FCX Gestão 2019/2020

    Crédito da imagem: Portal ND Mais
     


    Postado em 30 de Maio de 2019 às 10h06

    Assembleia FCX

    Informes da Diretoria (19)
    Federação Catarinense de Xadrez - FCX A Federação Catarinense de Xadrez (FCX) realizará uma Assembleia Geral Extraordinária durante a final aberta do 63º Campeonato Catarinense Absoluto e Feminino no dia 8 de...

    A Federação Catarinense de Xadrez (FCX) realizará uma Assembleia Geral Extraordinária durante a final aberta do 63º Campeonato Catarinense Absoluto e Feminino no dia 8 de junho. A primeira convocação será às 10 horas com a presença da maioria dos associados e a segunda e última convocação às 10h30 com qualquer número de associados. A Assembleia será realizada no local de jogos do campeonato com o objetivo de realizar Eleição para o novo presidente da FCX, em função da vacância do cargo pelo falecimento do presidente eleito, Senhor Lédio da Rosa Andrade. Também serão explanados assuntos gerais visando melhorias da organização interna da Federação Catarinense de Xadrez. O edital com as informações completas sobre a assembleia está em anexo. 


    Postado em 25 de Fevereiro de 2019 às 21h02

    Edital da Assembleia Geral Extraordinária - Lages Xadrez Clube

    Informes da Diretoria (19)
    Federação Catarinense de Xadrez - FCX O Lages Xadrez Clube - CNPJ 78.497.690/0001-23 convoca seus associados para Assembleia Geral Extraordinária, que se realizará na sede da entidade, na Rua São Joaquim, 744 - Bairro...

    O Lages Xadrez Clube - CNPJ 78.497.690/0001-23 convoca seus associados para Assembleia Geral Extraordinária, que se realizará na sede da entidade, na Rua São Joaquim, 744 - Bairro Copacabana - Lages-SC, no dia 28 de fevereiro de 2019 em primeira chamada às 19h e em segunda e definitiva chamada às 19h30, com a seguinte pauta:

    -Alteração e aprovação do Estatuto do Lages Xadrez Clube;

    -Assuntos Gerais;

    Ficam os associados convocados para tais demandas.

    Melissa Florêncio Rosa
    Presidente


    Postado em 15 de Fevereiro de 2019 às 13h59

    Comunicado Arbitragem FCX 01/2019

    Informes da Diretoria (19)
    Federação Catarinense de Xadrez - FCX Boa tarde a todos(as) os (as) árbitros de SC! Inicialmente, gostaria de desejar a todos um excelente 2019, cheio de realizações! Com a eleição para a nova Diretoria...

    Boa tarde a todos(as) os (as) árbitros de SC!

    Inicialmente, gostaria de desejar a todos um excelente 2019, cheio de realizações!

    Com a eleição para a nova Diretoria da Federação Catarinense de Xadrez – FCX, ocorrida em Timbó/SC dia 06 de dezembro de 2018, que tomou posse dia 1º de janeiro de 2019, eu, Luciano Rietter, fui convidado a assumir o cargo de Coordenador de Arbitragem para o biênio 2019/2020. Agradeço à diretoria da FCX pela confiança no meu trabalho e espero fazer o meu melhor pelo xadrez catarinense.

    Assim, gostaria inicialmente que os árbitros interessados em atuar nas competições da Federação ou da Fesporte, que enviem e-mail para arbitragem@fcx.org.br e lucianorietter@gmail.com com as seguintes informações:

    - Nome completo do árbitro
    - Cidade de residência atual
    - ID CBX e ID FIDE (se tiver)
    - E-mail para contato
    - Número de celular (informar se possui WhatsApp)
    - Eventos em que pretende atuar em 2019 pela FCX

    Com isso, espera-se atualizar o cadastro dos árbitros em SC e determinar eventuais necessidades de demanda de árbitros no Estado e suas regiões.

    Tendo em vista a dificuldade em formar as equipes para atuar em algumas competições no ano de 2018, principalmente devida à indisponibilidade dos árbitros, foram pautadas as seguintes ações iniciais para tentar suprir essa demanda:

    1) Aumentar o quadro de árbitros efetivamente atuantes no Estado;
    2) Especializar e atualizar os árbitros inativos para que estejam aptos a voltar a atuar nas competições envolvidas com a Federação.

    No que diz respeito ao primeiro item, a solução está na realização de cursos de iniciação à arbitragem, principalmente os que sejam válidos para entrar no quadro de árbitros da Confederação Brasileira de Xadrez – CBX, como o ocorrido nesse mês na cidade de Itajaí; além do previsto para acontecer em Concórdia no final de março. 

    Quanto ao segundo item, espera-se atualizar os árbitros inativos através de uma formação on-line sobre as Leis do Xadrez, com transmissão ao vivo, que também será aberta a toda a comunidade enxadrística: atletas, pais, professores, treinadores e gestores. Essa formação ainda não tem data para realização, sabe-se apenas que será em um sábado a tarde. 

    Os árbitros inativos por mais de um ano (cujo último evento oficial foi antes de 2018) e que desejarem arbitrar em 2019 deverão ter participado de alguma dessas formações, de maneira que os árbitros atualizados ou em dia terão prioridade na composição das equipes no ano de 2019. 

    Dessa maneira, esperamos melhorar a capacidade técnica não somente dos árbitros, mas de todos os envolvidos com o xadrez no estado de Santa Catarina. 

    Um excelente ano a todos!

    Luciano Rietter
    Coordenador de Arbitragem


    Nota de Pesar - FCX 29/01/19 Com imenso pesar, comunicamos o falecimento do Presidente da Federação Catarinense de Xadrez (FCX), Lédio Rosa de Andrade, vítima de infarto, ocorrido na madrugada dessa terça-feira (29). A cerimônia em sua homenagem ocorrerá na tarde de hoje, às 15h, na capela do crematório, ao lado do Cemitério São Francisco Xavier (Itacorubi), em......
    COMUNICADO FCX - 17/01/201917/01/19 Comunicamos a todos que o Presidente da Federação Catarinense de Xadrez (FCX), Lédio Rosa de Andrade permanecerá afastado da presidência por motivos de tratamento de saúde. Assume como presidente interino o atual......
    Resultado da eleição nova diretoria FCX10/12/18 Resultado da Eleição FCX 2019-2020 Foi realizada em Timbó, no último dia 06 de dezembro, a eleição para a Gestão 2019-2020 da FCX. A chapa vencedora, por unanimidade, é a seguinte: Presidente:......
    Caderno de Encargos FCX Gestão 2019 – 202010/12/18 A Diretoria da Federação Catarinense de Xadrez - FCX informa que dia 31 de dezembro é o prazo final da 1ª Chamada para realização de Eventos FCX 2019!! A todos que queiram realizar eventos da FCX em 2019, devem......
    Assembleia Geral FCX14/11/18 A Federação Catarinense Xadrez - FCX convoca seus filiados para participarem da Assembleia Geral Ordinária a se realizar no dia 06 de dezembro de 2018 às 14h30 com a metade mais um dos Clubes/Associações......
    Assembleia Geral Ordinária da FCX 01/03/18 A Federação Catarinense de Xadrez - FCX convoca seus filiados para participarem da Assembleia Geral Ordinária que será realizada no dia 23 de março de 2018 às 18h30 com a metade mais um dos Clubes......
    Convocação de Assembleia da FCX07/07/17 A Federação Catarinense de Xadrez - FCX convoca seus filiados para participarem da Assembleia Geral Ordinária que acontecerá no dia 22 de julho após o Congresso Técnico dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, o qual......
    CHAMADA PARA ÁRBITROS09/06/17 A Federação Catarinense de Xadrez, por intermédio da Coordenação de Arbitragem, está recebendo interessados em participar dos eventos da FESPORTE na arbitragem do xadrez. O Calendário da FESPORTE......
    Calendário FCX06/03/17 Inclusão do Aberto SC - Rápido que será realizado pela ABRAX-Braço do Norte em agosto! Este Aberto SC valerá Rating Fide e dará vaga para o campeão ir com as despesas pagas para a grande final......
    FENAC 2017 - Brasília, 21 a 23 de abril08/02/17Caravana da FCX Atletas, Pais e Professores do Xadrez Catarinense A FCX está organizando a 3a CARAVANA para o FENAC (Campeonatos Brasileiros até 8, 10, 12 e 14 anos masculino e feminino). É um torneio obrigatório para toda criança......
    FCX - Federação Catarinense de Xadrez
    R. Comandante José Ricardo Nunes, 79, Capoeiras, 88070-220, Fpolis/SC