(Novidades) Destaques no Brasil

Postado em 07 de Agosto às 13h37

Catarinense de Içara vence categoria feminina no V Aberto do Brasil em Teresina

Destaques no Brasil (13)
Federação Catarinense de Xadrez - FCX Os catarinenses de Içara Kathiê Goulart Librelato e Claudionor Pirola disputaram o V Aberto do Brasil de Teresina-PI no último fim de semana, de 4 a 6 de agosto. Kathiê foi a...

Os catarinenses de Içara Kathiê Goulart Librelato e Claudionor Pirola disputaram o V Aberto do Brasil de Teresina-PI no último fim de semana, de 4 a 6 de agosto. Kathiê foi a campeã feminina e a quarta colocada geral do evento. O técnico de xadrez em Içara, Claudionor Pirola chegou a liderar o torneio até a quarta rodada, mas encerrou na oitava colocação geral dentre 60 participantes. O vencedor do torneio foi o GM, e número 1 do Brasil, Rafael Leitão, com 5,5 pontos.

Kathiê foi destaque no torneio com quatro vitórias, um empate e apenas uma derrota, atuação que aproxima a atleta de conquistar uma vaga na seleção brasileira feminina de Xadrez que representará o Brasil na 43ª Olimpíada de Xadrez em 2018, na Geórgia. O técnico içarence, Claudionor Pirola conquistou quatro vitórias, sofreu duas derrotas e obteve uma performance de 2.323, somando mais 26 pontos de rating FIDE.

Conforme Pirola, com o desempenho obtido por Kathiê nos torneios do Rio de Janeiro (2.030 Pontos), Içara (2.569 Pontos), Curitiba (2.056) e agora em Teresina (2.286 Pontos) a atleta está com uma média de 2.235 pontos, que já é maior do que a média de 2.156,5 obtida no último circuito pré-olímpico. “Uma das principais metas da atleta em Teresina era a busca de um bom desempenho para a vaga olímpica. Com isso, Kathiê se consolida nas primeiras posições e dá mais um passo gigantesco que nos deixa confiantes em relação a participação na próxima olimpíada”, destaca Pirola.

Atenciosamente,
Liziane Nathália Vicenzi
Assessora de Imprensa da FCX
lizivicenzi@gmail.com

Guilherme Deola Borges
Presidente da FCX
contato@fcx.org.br
guilhermedeola@gmail.com

  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -

Postado em 06 de Junho às 16h50

Atleta Concordiense Eduardo Akio Yamamoto recebe título de Mestre Nacional (MN) de Xadrez

Destaques no Brasil (13)
Federação Catarinense de Xadrez - FCX Disputar o primeiro torneio aos cinco anos de idade e ser campeão estadual de categorias por sete vezes. Esses são alguns dos feitos do enxadrista Concordiense Eduardo Akio Yamamoto, de 27...

Disputar o primeiro torneio aos cinco anos de idade e ser campeão estadual de categorias por sete vezes. Esses são alguns dos feitos do enxadrista Concordiense Eduardo Akio Yamamoto, de 27 anos, que teve o título de Mestre Nacional (MN) homologado pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX). O professor da atual campeã brasileira sub 18, Eduarda Pasqualotto Weber, ultrapassou a barreira de 2200 de rating além dos requisitos necessários e recebeu a titulação inédita para o município do Oeste de Santa Catarina.

Até alcançar o rating para a homologação, Eduardo foi destaque em Santa Catarina e no Brasil. Conquistou o primeiro lugar nos estaduais do Festival Catarinense da Criança em 1997, 1998, 2000, 2001 e 2004; e no Festival Catarinense da Juventude (FECAJ) em 2006 e 2008).Também foi vice-campeão Sul Americano, em 2007, na Argentina. O enxadrista também destaca as conquistas em equipe, como os títulos em três edições dos Jogos da Juventude Catarinense (OLESC) em 2003, 2005 e 2006, além de duas edições dos Joguinhos Abertos em 2004 e 2006. Também foi campeão dos Jogos Universitários Catarinenses em 2008 e dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), em 2010.

Professor no Clube Concordiense de Xadrez (CCX), Eduardo destaca que tem sido gratificante ensinar e acompanhar a evolução dos atletas. “A cada conquista dos alunos sinto-me recompensado. Busco passar para os menores que vivenciar o xadrez é uma experiência única e vai além do conhecimento enxadrístico adquirido. Proporciona amadurecimento e amizades duradouras”, afirma o atleta.

A conquista do título é um marco na vida do enxadrista e na história do Xadrez Concordiense. “É algo inédito e pode ser inspiração à nova geração de enxadristas da cidade. Estou muito feliz e honrado de ter conquistado o título de Mestre Nacional. Agradeço o apoio que meus pais e da minha namorada. O título veio para coroar os resultados que obtive na volta aos torneios e recompensar o tempo que dediquei ao longo da vida como jogador. Não digo que meus objetivos como jogador acabaram totalmente, mas tenho a sensação de que minha maior meta foi cumprida”, finaliza Yamamoto.

Site com a homologação do título: http://www.cbx.org.br/comunicado/2151/comunicado-cbx-n-402017-eduardo-akio-yamamoto-sc-novo-mestre-nacional

Crédito da foto: Blog do NEXT

Liziane Nathália Vicenzi
Assessora de Imprensa da FCX
lizivicenzi@gmail.com

Guilherme Deola Borges
Presidente da FCX

  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -

Postado em 25 de Abril às 15h55

Xadrez de Santa Catarina conquista nove medalhas e tem três campeões brasileiros no Festival Nacional da Criança

Destaques no Brasil (13)
Federação Catarinense de Xadrez - FCX O estado de Santa Catarina foi o campeão no quadro de medalhas no Festival Nacional da Criança – FENAC que ocorreu em Brasília de 21 a 23 de abril. Foram três campeões...

O estado de Santa Catarina foi o campeão no quadro de medalhas no Festival Nacional da Criança – FENAC que ocorreu em Brasília de 21 a 23 de abril. Foram três campeões brasileiros, três vice-campeões e três medalhas de bronze. O Campeonato revelou os melhores atletas nas categorias sub 8, 10, 12 e 14 anos. Os campeões serão os representantes oficiais do Brasil nos campeonatos mundiais e pan-americanos de Xadrez. 

A Federação Catarinense de Xadrez (FCX) organizou uma caravana para o evento e custeou as despesas dos atletas que venceram o Festival Catarinense da Criança (FESCRI) realizado em Blumenau nos dias 11 e 12 de março. A Federação ainda esteve representada pelo Presidente, Mestre Nacional (MN), Guilherme Deola Borges, pelo Mestre Internacional (MI), César Hidemitsu Umetsubo, que foi convidado pela FCX para acompanhar e auxiliar os atletas durante a competição, além do Vice-Presidente da Federação, Marcelo Pomar, demais técnicos, professores, pais e acompanhantes.

Conforme o Presidente da FCX, Guilherme Deola Borges, a avaliação do FENAC é muito positiva graças aos resultados expressivos no torneio. “Ficamos muito felizes pela superação de cada atleta neste campeonato brasileiro. Todo esforço para organizar esta delegação valeu a pena. Parabéns os atletas, pais, professores que fazem o Xadrez no nosso estado ser tão forte. Um agradecimento muito especial ao MI Cesar Umetsubo que ajudou demais toda esta delegação com preparações e análises das partidas, contribuindo para alcançarmos estes excelentes resultados”, destaca Guilherme. 

Veja fotos do evento em: https://www.facebook.com/pg/federacaocatarinensedexadrez/photos/?tab=album&album_id=1465334950184141

Resultados finais de SC no FENAC 2017:

CAMPEÕES:

🏆 Nathan Filgueiras sub 14 abs
🏆 Eduardo Peroza sub 12 abs
🏆 João Sardá sub 8 abs

VICE-CAMPEÕES:
🏆 Luiz Bugança sub 12 abs
🏆 Thiago Kim sub 10 abs
🏆 Maria Luiza Poli sub 8 fem

TERCEIRO LUGAR:
🏆 Gabriela Feller sub 14 fem
🏆 Gabriel de Borba sub 14 abs
🏆 Mirela Tereza sub 10 fem

RESULTADOS COMPLETOS EM:


Sub 8 Feminino: http://chess-results.com/tnr259655.aspx…
Sub 8 Absoluto: http://chess-results.com/tnr259381.aspx…
Sub 10 Feminino: http://chess-results.com/tnr259382.aspx…
Sub 10 Absoluto: http://chess-results.com/tnr259383.aspx…
Sub 12 Feminino: http://chess-results.com/tnr259384.aspx…
Sub 12 Absoluto: http://chess-results.com/tnr259385.aspx…
Sub 14 Feminino: http://chess-results.com/tnr259386.aspx…
Sub 14 Absoluto: http://chess-results.com/tnr259387.aspx…

Quadro de Medalhas:
SC 3 3 3 = 9
SP 3 3 1 = 7
DF 1 1 1 = 3
MG 1 1 0 = 2
PR 0 0 3 = 3

Liziane Nathália Vicenzi
Assessora de Imprensa da FCX
lizivicenzi@gmail.com

Guilherme Deola Borges
Presidente da FCX
contato@fcx.org.br
guilhermedeola@gmail.com

  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -

Postado em 03 de Abril às 19h50

FENAJ 2017 será realizado em Itajaí

Destaques no Brasil (13)
Federação Catarinense de Xadrez - FCX Campeões do FECAJ contarão com as despesas pagas pela Federação Catarinense de Xadrez para participar da competição Atletas com idade até 18 anos...

Campeões do FECAJ contarão com as despesas pagas pela Federação Catarinense de Xadrez para participar da competição

Atletas com idade até 18 anos poderão participar do Campeonato Brasileiro da categoria na disputa do Festival Nacional da Juventude (FENAJ) que acontecerá de 1º a 4 de junho na cidade de Itajaí. A competição ocorrerá na Associação dos Servidores Públicos Municipais de Itajaí (ASPMI). A promoção do evento é da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) com organização do Clube de Xadrez de Itajaí e apoio da Federação Catarinense de Xadrez (FCX), ASPMI, e Fundação Municipal de Esportes e Lazer de Itajaí.

O sistema de disputa será um suíço em seis rodadas com ritmo de jogo de 1h30 com 30 segundos de acréscimo por lance, ou duas horas nocaute em relógio analógico. Poderão participar atletas da categoria sub 16, masculino e feminino, nascidos a partir de 1º de janeiro de 2001; e atletas da categoria sub 18, masculino e feminino, nascidos a partir de 1º de janeiro de 1999. No torneio serão classificados os campeões nacionais nas categorias para representar o Brasil no Pan Americano e Mundial da Juventude.

Até dia 30 de abril a inscrição custa R$ 120 reais. Para efetivar a inscrição é precisa enviar informações com: nome completo do jogador, data de nascimento, RG, ID-CBX e ID-Fide (se houver) com cópia digitalizada do depósito no valor da inscrição para o e-mail: fenaj2017@gmail.com.

Atletas catarinenses também participarão da competição

Os campeões catarinenses nas categorias sub 16 e sub 18 no Festival Catarinense da Juventude (FECAJ, de 7 a 9 de abril em Concórdia) terão as despesas de transporte, hospedagem e inscrição custeados pela Federação Catarinense de Xadrez (FCX) para representarem Santa Catarina no FENAJ.

Informações complementares podem ser obtidas no site: http://fenaj2017.wixsite.com/fenaj2017/informacoes

Liziane Nathália Vicenzi
Assessora de Imprensa da FCX
lizivicenzi@gmail.com

Guilherme Deola Borges
Presidente da FCX
contato@fcx.org.br
guilhermedeola@gmail.com


Postado em 13 de Julho de 2016 às 21h28

Gymnasiade: Brasil na Turquia tem 75% de catarinenses no feminino e 50% no masculino!!

Destaques no Brasil (13)
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -

A formação da equipe, via FCX, que representou Santa Catarina nas seletivas para a Gymnasiade não poderia ter obtido resultado melhor, ambas foram Campeãs em Belo Horrizonte!!
Em jogo estavam 4 vagas no masculino e 4 no feminino para formar a equipe Brasileira...
Equipe Brasileira na Gymnasiade na Turquia, tem equipe feminina composta por 75% de catarinenses e masculino com 50% de catarinenses.
O acompanhamento dos atletas, via FCX, através da Mestra Internacional Regina Ribeiro também agrega a equipe grande força e segurança!


Novo Site da Federação01/09/15 NOVO SITE DA FCX Estamos colocando no ar nesta data o novo site da Federação no endereço www.fcx.org.br. O novo site foi construído por empresa especializada na área de web designer, continua localizado no mesmo endereço, porém está hospedado em novo provedor que esperamos seja mais eficiente. A contratação da construção......
SC vence novamente o RS13/01/08 Santa Catarina vence novamente o Rio Grande do Sul  A seleção de Xadrez de SC venceu novamente os amigos integrantes da seleção de xadrez do RS, em match de 8 (oito) tabuleiros realizado no dia 13/01/2008, na cidade......
SC vence a revanche contra o RS01/05/05 Santa Catarina vence a revanche com o Rio Grande do Sul Atendendo à pedidos, a equipe de Xadrez de SC concedeu aos amigos enxadristas do RS, no dia 01/05/2005, na cidade Florianópolis, no salão de eventos da ELASE - Assoc.de......
SC vence o RS no desafio de xadrez16/01/05 Santa Catarina vence o Rio Grande do Sul no desafio de xadrez   Atendendo a convite da Fed.Gaucha de Xadrez, com apoio da UNISC - Universidade de Santa Cruz, estivemos participando no dia 16/01/2005, na cidade balneária de "Capão......
FCX - Federação Catarinense de Xadrez
R. Comandante José Ricardo Nunes, 79, Capoeiras, 88070-220, Fpolis/SC