Aos cinco anos, 11 meses e seis dias, Kim Paul Mariani conquistou o título de Mestre Nacional (MN) após vencer a categoria Pré-escolar do Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar. O torneio foi realizado de forma online na plataforma Lichess neste sábado (25). O título já está homologado na página da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX): https://bit.ly/2P2aVcy
Kim somou cinco pontos em 10 rodadas perdendo a última partida por problema na conexão da internet. Até o quarto ano do ensino fundamental as crianças jogam entre meninos e meninas sem separação de idade. Ou seja, Kim enfrentou jogadores mais velhos que ele para conquistar o título.
O pequeno enxadrista mora em Palhoça e aprendeu a jogar aos dois anos com os pais que também são Mestres Nacionais, Daniel Brandão Mariani e Amanda Paul Dull, ambos professores e atletas da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Florianópolis. “Kim joga em três sites (lichess, chess.com e chesskid.com) e utiliza os exercícios que os sites oferecem. Também treina com livros de tática principalmente em programas como o chessimo. Tem atividades conosco diariamente além de acompanhar algumas aulas que damos”, destaca a MN Amanda Paul Dull.
Amanda destaca que a conquista é significativa, mas o esforço empreendido no processo tem mais valor como crescimento, já que os benefícios do xadrez ajudam as pessoas como um todo. “Sobre influenciar outras crianças, é positivo ele ter outras crianças por perto competindo paralelamente (como o Luca, que disputa o sub 8 em Florianópolis e foi campeão do primeiro ano. Um inspira e provoca o outro a evoluir também. Nas palavras do Kim ele disse que está feliz e que ganhar o titulo é como segurar muitas coisas ao mesmo tempo. Achamos que ele só vai ter dimensão disso quando for mais velho, por isso buscamos estímulos diferentes daqueles puramente competitivos”, destaca Amanda.
Estudos em casa e conquistas
Kim ainda não pôde entrar no primeiro ano pela idade, então tem aulas em casa de matemática, geografia, português, historia e biologia onde tem também a sua paixão por animais. Também aprende música e outras línguas. O enxadrista acompanha os pais no torneio, então já está habituado com os ambientes de competições. “Até a pandemia chegar ele estudava no colégio Maria Montessori, adeptos da pedagogia que tentamos adotar desde a primeira infância”, destaca Daniel.
Entre as principais conquistas de Kim foi ganhar o título do Circuito Escolar de Florianópolis (sub 8), em 2019, somando 22 pontos de 24 possíveis. Também foi vice-campeão brasileiro escolar em 2019, Campeão Sub 8 de blitz e Sub 6 de Rápido Catarinense. Em 2018, com quatro anos, foi campeão Sub 6 do Circuito Escolar em Florianópolis.
Texto e fotos: Liziane Nathália Vicenzi - Jornalista - MTB 6142 - Assessoria de Comunicação FCX
O Mestre FIDE (FM) Guilherme de Borba, de Blumenau, foi campeão da Copa Sudamérica Online, realizada nesta última semana pela plataforma Lichess. Organizada pelo FM Tomas Kapitanchuk (Argentina) e pelo FM Flavio Gonzales Curse (Peru), a competição reuniu oito jogadores da América do Sul, sendo seis Mestres Fide.
Para ser campeão, Guilherme passou pelo FM Renzo Rengifo Blancas (Peru) nas quartas-de-finais. Pelo FM Flavio Gonzales Curse (Peru) nas semifinais. E na final venceu o match contra o FM Tomas Kapitanchuk (Argentina) pelo placar de 4,5 a 2,5.
O torneio tinha como objetivo promover o desenvolvimento do xadrez durante o período de isolamento social. “Os enxadristas já estão acostumados a treinarem em casa com programas de computador e livros, e para jogar houve uma crescente muito boa nas plataformas digitais. Então de modo geral creio que o xadrez não foi afetado”, disse o catarinense sobre a competição ser jogada online.
As partidas foram jogadas no ritmo de três minutos com acréscimo de dois segundos por lance. O jogador que chegasse a 4,5 pontos primeiro passava para a próxima fase. “O torneio estava muito forte e não sou muito acostumado a jogar pela internet, o que me deixou feliz com o resultado, pois sinceramente eu não esperava”, analisou Guilherme. “Optei por sistemas que possibilitam jogar mais rápido e guardar o tempo para as situações mais críticas e deu muito certo”, completou.
Mais de 950,9 quilômetros percorridos, três dias de competição, muita luta e união. Essas palavras descrevem algumas das experiências vividas pela Delegação Santa Catarina/MEXE apoiada pela Federação Catarinense de Xadrez (FCX) no Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar realizado de 20 a 22 de setembro em Caxambu-MG com a presença de 530 atletas de todo o Brasil. Santa Catarina foi representada por 50 alunos e conquistou seis troféus de campeão, destaque no segundo lugar geral com o Sistema de Ensino Bom Jesus e quarto lugar geral com o desempenho dos alunos do Colégio Bom Jesus Santo Antônio de Blumenau.
As alunas MN Gabriela Luisa Vicente Feller do Colégio Bom Jesus Santo Antônio e Nicole Nunes do Colégio Evangélico Jaraguá conquistaram o título de bicampeãs da competição e o MF Gabriel de Borba conquistou pela nona vez o título de campeão brasileiro escolar representando o Colégio Bom Jesus Santo Antônio. Também foram campeões da competição MN Ryan Wesley da Costa Caetano do Colégio Sagrada Família de Blumenau, Nicole Santos do Colégio Bom Jesus Santo Antônio também de Blumenau e Matheus Mendes Domingues Ribeiro do Colégio Santa Catarina, de Florianópolis. Os alunos do estado catarinense conquistaram cinco títulos de vice-campeões, um terceiro lugar e outros nove catarinenses conquistaram medalhas entre os dez melhores de suas respectivas séries.
Bicampeã em 2019, MN Gabriela Feller disputa as edições do brasileiro escolar desde 2012. “Aos jogadores que não conquistaram o título ainda, não desanimem, continuem treinando porque vocês vão chegar lá. A delegação de Santa Catarina/MEXE foi um sucesso e estou muito feliz com os resultados. Agora é seguir treinando para os próximos desafios”, destacou.
O Presidente da Federação Catarinense de Xadrez (FCX), Marcelo Pomar apontou a força dos treinamentos voltados às categorias de base no estado. “O sentimento é de muita satisfação em ver a delegação catarinense que além de ser muito grande tem um trabalho de base muito forte promovido pelas cidades com seus treinadores, técnicos e fundações. Vários dos nossos jogadores classificaram entre os dez melhores do Brasil e Santa Catarina deixa um legado importante. A grande vitória disso é o trabalho de base, as famílias que apoiam o trabalho dos filhos e filhas. Ficamos muito felizes enquanto instituição em apoiar e incentivar a participação dos jogadores catarinenses em um evento desse porte”, explanou Pomar.
Simoni Nunes, mãe da atleta bicampeã Nicole Nunes de Jaraguá do Sul destacou a conquista da filha e o apoio fundamental dos professores no título. “A Nicole evoluiu bastante desde o ano passado. Se ela não estivesse estudando e praticando no Clube com a Karina Kanzler e o MF Renan Levy da Costa ela não teria conseguido esse título novamente. O brasileiro escolar é único e vale a pena todo o esforço para estar aqui, não tem dinheiro que pague. Foi fantástico estar com a delegação e vivenciar tudo o que a Regina fez. Quando nos encontramos em delegação somos Santa Catarina, unimos as diferenças das cidades com um único objetivo de representar o nosso estado”.
Mestre Fide, Charles Gauche foi um dos professores da delegação e intensificou os treinamentos dos alunos, especialmente de Blumenau na véspera do brasileiro. “Foi um torneio extraordinário, muito bem organizado. Tentamos da melhor maneira possível preparar a todos para alcançarmos os resultados desejados. Fico contente com a participação de todos. Destaco que aqueles que não alcançaram medalhas hoje, certamente em um futuro próximo irão conseguir porque todos são extremamente talentosos. Saio muito feliz e vamos começar a preparação para o próximo ano”, apontou.
Surpresas em Caxambu
No último dia de competição, as organizadoras da delegação Santa Catarina/MEXE, WIM Regina Ribeiro e doutoras Ana Beatriz Ferraz Bonecher e Juliana Brandão surpreenderam os alunos com a premiação especial de medalhas para todos os integrantes da delegação. Conforme Regina este foi um dos projetos mais gratificantes já coordenados por ela e que superou todas as expectativas. “A delegação MEXE mostrou que Santa Catarina tem muita força no xadrez de base e contribuiu para integrar alunos de cidades novas que nunca tinham participado do brasileiro como Penha e Brusque. Agora temos mais pais e crianças motivados já que todos gostaram muito. As crianças aprenderam com derrotas e voltaram animadas para melhorar. Ano que vem tem mais e vamos trabalhar para treinar mais ainda, aproximar os pais e envolver mais escolas para melhorar o xadrez de Santa Catarina”, reforçou Regina.
O Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar é promovido pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) com organização da Casa do Xadrez – CBXE e Direção de Luciane Viana. Os campeões de cada ano/série receberão inscrições gratuitas para o Campeonato Sul-Americano Escolar que acontece de 13 a 15 de dezembro em Foz do Iguaçu-PR.
Classificação de todos os catarinenses:
CAMPEÕES
Nicole Santos - Campeã! Pré-Escolar Colégio Bom Jesus Santo Antônio
Nicole Nunes – Bicampeã! 3º ano Ensino Fundamental Colégio Evangélico Jaraguá
Matheus Mendes Domingues Ribeiro – Campeão 8º ano do Ensino Fundamental Colégio Santa Catarina - Florianópolis
MN Gabriela Luísa Vicente Feller - Bicampeã! 1° ano EM Colégio Bom Jesus Santo Antônio
MF Gabriel de Borba - Campeão! (Conquista pela nona vez o título de campeão brasileiro escolar) 1º ano do EM Colégio Bom Jesus Santo Antônio
MN Ryan Wesley da Costa Caetano - Campeão! 2° ano do EM Colégio Sagrada Família - Blumenau
VICE-CAMPEÕES
Henrique Marques Oliveira da Silva – Vice-campeão! 1° ano EF Colegio Barão do Rio Branco
Thiago Kim – Vice-campeão! 6° ano EF Colégio Bom Jesus Santo Antônio
Vitória Caroline Blau - Vice campeã! 2° ano E M Colégio Sagrada Família
João Vitor Dalanhol – Vice-campeão 3º ano Ensino Médio IF Catarinense – Campus Fraiburgo
Kim Paul Mariani – Vice-campeão Pré-escolar Escola Maria Montessori - Florianópolis
TERCEIRO LUGAR
Isadora Cristina Vicente Feller - 3° lugar! 7° ano EF Colégio Bom Jesus Santo Antônio
MEDALHISTAS ATÉ A DÉCIMA COLOCAÇÃO
Victor Augusto Stroher - 4° lugar 9° ano EF Colégio Bom Jesus Santo Antônio
Mariana Nara Santana da Costa - 4º lugar EM
4º ano EF
Horacina Soares Francisco - Penha
Letícia Soares Moretto - 5° lugar 9° ano EF Colégio Bom Jesus Santo Antônio
André Kim - 6° lugar 4° ano EF Colégio Bom Jesus Santo Antônio
Gustavo Henrique Voltolini – 5º lugar 6º Ano Ensino Fundamental Colégio Cônsul Carlos Renaux
João Sada Sardá – 6º lugar 5º Ano Ensino Fundamental Colégio Catarinense
Pedro Sada Sardá – 6º lugar 7º ano Ensino Fundamental Colégio Catarinense – Florianópolis
Kaliane Maia – 8º lugar 1º ano EM Feminino COC Rio do Sul
Raíssa Venera Bernardo – 9º lugar 5º Ano Ensino Fundamental Colégio Cônsul Carlos Renaux
Thomas Raphael do Nascimento Vieira - 11° lugar 1° ano EF Educando para o Céu - AFESC
Arthur Henrique Ferraz Bonecher - 13° lugar 2° ano EF Colégio Bom Jesus Santo Antônio
Lucas Alexandre Nunes – 13º lugar 1º ano Ensino Médio Instituto Federal Catarinense – Jaraguá do Sul
Pedro Henrique Ferrari Vincensi - 13° lugar 3° ano EF Escola Barão do Rio Branco
Fernanda Cabreira Ramos - 13° lugar 4° ano EF Escola Barão do Rio Branco
Clarissa Vitória Barthel – 15º lugar 5º Ano Ensino Fundamental EBM Francisco Lanser
Otávio Schmidt Spieker – 16º lugar 3º Ano Ensino Fundamental Colégio Santa Rosa de Lima
Matheus Augusto Brandão - 16° lugar 4° ano EF Colégio Bom Jesus Santo Antônio
Yasmim Galdino - 16° lugar 3° ano EF EBM Professora Zulma Souza da Silva
Kyara Mariah do Nascimento Vieira - 17° lugar 4° ano EF Educando para o Céu – AFESC
Gabriela Rohling Eckert – 17º lugar 6º ano Ensino Fundamental Colégio Cônsul Carlos Renaux
Lucas Jurk Deretti - 17° lugar 4° ano EF Colégio Bom Jesus Santo Antônio
Isadora Kammers – 18º lugar 5º Ano Ensino Fundamental Colégio COC Rio do Sul
Rafael Rohling Eckert – 19º lugar 8º ano do Ensino Fundamental Colégio Colégio Cônsul Carlos Renaux
Henrique Baher Mezari de Oliveira - 19° lugar 4° ano EF Colégio Bom Jesus Santo Antônio
Emily Gabriele Amorim – 19º lugar 6º ano Ensino Fundamental Colégio COC Rio do Sul
Júlia Kammers – 20º lugar 5º Ano Ensino Fundamental Colégio COC Rio do Sul
Bernardo Marques Oliveira da Silva - 22° lugar Colegio Barao do Rio Branco 3° ano EF
Rafael Cabreira Ramos - 23° lugar 4° ano EF Escola Barão do Rio Branco
Rafaela Keske Pereira – 23º lugar 5º Ano Ensino Fundamental Colégio COC Rio do Sul
Cristian Henrique Reinehr de Souza – 28º lugar 5º Ano Ensino Fundamental Colégio COC Rio do Sul
Matheus Metzger Duarte – 29º lugar 8º ano do Ensino Fundamental Colégio COC Rio do Sul
Artur Giovanella Souza – 30º lugar 8º ano do Ensino Fundamental Colégio COC Rio do Sul
Caio Santana da Costa - 30º lugar 6º Ano Ensino Fundamental Escola Profº João Batista Paiva
Igor do Nascimento Vieira - 31° lugar 7° ano EF Educando para o Céu – AFESC
Enzo Miguel Amorim – 31º lugar 5º Ano Ensino Fundamental Colégio COC Rio do Sul
Davi Comiato Marloch – 32º lugar 5º Ano Ensino Fundamental Colégio COC Rio do Sul
Maxwell Baldo – 33º lugar 5º Ano Ensino Fundamental Colégio COC Rio do Sul
Alexandre Nieheus Correa – 35º lugar 7º ano Ensino Fundamental Colégio COC Rio do Sul
Chess Results: https://bit.ly/2kSZR5W
Álbum de fotos: https://bit.ly/2mui9uV
Texto e fotos: Liziane Nathália Vicenzi - Jornalista MTB 0006142/SC - Assessoria de Imprensa FCX Apoio na divulgação: Marco Aurélio da Silva Júnior / Elisangela Filgueiras/ Marcelo Pomar/ Bruna Fernanda Kleine
O jogo decisivo para 50 catarinenses será realizado às 9h deste domingo na última rodada do Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar que ocorre no Hotel Glória em Caxambu-MG, desde o dia 20. Até o momento, Santa Catarina já pode comemorar o título de campeã de Nicole Santos do Colégio Bom Jesus Santo Antônio de Blumenau na categoria pré-escolar feminino e o segundo lugar de Kim Paul Mariani de apenas cinco anos da Escola Maria Montessori, na categoria pré-escolar masculino. O torneio conta com a presença de 530 jogadores de todo o Brasil e oferece aos campeões inscrições gratuitas para o Campeonato Sul-Americano Escolar que acontece de 13 a 15 de dezembro em Foz do Iguaçu-PR.
A blumenauense Gabriela Luisa Vicente Feller do primeiro ano do Ensino Médio joga pelo empate neste domingo e busca o bicampeonato da competição conquistado pela última vez em 2016. No terceiro ano Fundamental, Nicole Nunes do Colégio Evangélico de Jaraguá do Sul segue na liderança e também pode garantir o primeiro lugar. No primeiro ano fundamental masculino, Henrique Marques Oliveira da Silva, da Escola Barão do Rio Branco de Blumenau é vice-líder com 4,5 pontos com chances de título. Também são líderes das categorias, Ryan Wesley da Costa Caetano do Colégio Sagrada Família de Blumenau no segundo ano do Ensino Médio e o MF Gabriel de Borba do Colégio Bom Jesus Santo Antônio que está invicto na categoria do primeiro ano do Ensino Médio.
De Penha, Mariana Nara Santana da Costa da Escola Municipal Horacina Soares Francisco está em segundo lugar no quarto ano fundamental feminino também com chances do primeiro lugar. Muito próximo do título também está Matheus Mendes Domingues Ribeiro do Colégio Santa Catarina do oitavo ano fundamental, invicto no torneio.
A delegação catarinense/MEXE é composta por pais, professores, jogadores e demais profissionais da comissão técnica dos municípios de Blumenau, Brusque, Florianópolis, Fraiburgo, Jaraguá do Sul, Lages e Penha. A caravana foi organizada pela professora e técnica do Clube de Xadrez de Blumenau (CXB), WIM Regina Ribeiro, Doutora Ana Beatriz Ferraz Bonecher com o apoio da Federação Catarinense de Xadrez (FCX), Movimento Educacional de Xadrez Escolar (MEXE) e Colégio Bom Jesus Santo Antônio.
O Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar premia os melhores jogadores do Brasil da Pré-escola, do primeiro ao nono ano do ensino fundamental e do primeiro ao terceiro ano do ensino médio nos naipes masculino e feminino bem como as melhores escolas de 2019. Emparceiramento e resultados em: https://bit.ly/2mr1CYt
Texto e fotos: Jornalista e Assessora de Imprensa FCX - Liziane Nathália Vicenzi - MTB 0006142/SC
Na tarde desta quinta-feira (19), 36 alunos da Delegação Santa Catarina/MEXE/Colégio Bom Jesus Santo Antônio, acompanhados de pais, professores, técnicos e apoiadores iniciaram viagem para a disputa do Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar que ocorre em Caxambu-MG de 20 a 22 de setembro. Também participarão do evento outros 14 estudantes do COC Rio do Sul e Colégio Catarinense. A FCX divulgará notícias sobre a participação de todos os atletas catarinenses durante todo o evento!
Texto e foto: Lizi Vicenzi / Elenita de Borba
WIM Kathiê Librelato é campeã feminina no Open Master e MN Nathan Filgueiras conquista título de Mestre FIDE em Caiobá22/Ago/201922/08/19há 1 ano e 4 meses Quinta-feira, 22 de Agosto de 201922/08/2019Após sete dias de evento e nove rodadas, o torneio Open Master do 5º Aberto do Brasil Sesc Caiobá Copel Pura Energia 2019 finalizou no último domingo (18) e rendeu bons resultados aos catarinenses. A WIM de Içara, Kathiê Goulart Liberato foi a campeã feminina com 4,5 pontos, 24º lugar geral e performance de 2304. O campeão do evento foi o mexicano Gilberto......
GM Neuris Delgado e WMI Kathiê Librelato vencem o 5º Torneio Internacional de Xadrez de Concórdia06/Mai/201906/05/19há 1 ano e 8 meses Segunda-feira, 06 de Maio de 201906/05/2019Cinco dias de evento, nove rodadas e R$ 15 mil em prêmios. A quinta edição do Torneio Internacional de Xadrez de Concórdia premiou os campeões na tarde do último domingo (5). O Grande Mestre (GM) Neuris Delgado Ramirez......
WIM Kathiê Goulart Librelato é vice-campeã brasileira de Xadrez Feminino25/Fev/201925/02/19há 1 ano e 10 meses Segunda-feira, 25 de Fevereiro de 201925/02/2019A WIM Kathiê Goulart Librelato, da ACX Içara conquistou o título de Vice-campeã Brasileira de Xadrez Feminino na tarde desta segunda-feira (25). A atleta disputou o match da final do 58º Campeonato Brasileiro Feminino......
Catarinense de Içara vence categoria feminina no V Aberto do Brasil em Teresina07/Ago/201707/08/17há 3 anos Segunda-feira, 07 de Agosto de 201707/08/2017Os catarinenses de Içara Kathiê Goulart Librelato e Claudionor Pirola disputaram o V Aberto do Brasil de Teresina-PI no último fim de semana, de 4 a 6 de agosto. Kathiê foi a campeã feminina e a quarta colocada geral do......
Atleta Concordiense Eduardo Akio Yamamoto recebe título de Mestre Nacional (MN) de Xadrez06/Jun/201706/06/17há 3 anos Terça-feira, 06 de Junho de 201706/06/2017Disputar o primeiro torneio aos cinco anos de idade e ser campeão estadual de categorias por sete vezes. Esses são alguns dos feitos do enxadrista Concordiense Eduardo Akio Yamamoto, de 27 anos, que teve o título de Mestre Nacional (MN)......
FENAJ 2017 será realizado em Itajaí03/Abr/201703/04/17há 3 anos Segunda-feira, 03 de Abril de 201703/04/2017Campeões do FECAJ contarão com as despesas pagas pela Federação Catarinense de Xadrez para participar da competição Atletas com idade até 18 anos poderão participar do Campeonato Brasileiro da......
Gymnasiade: Brasil na Turquia tem 75% de catarinenses no feminino e 50% no masculino!!13/Jul/201613/07/16há 4 anos Quarta-feira, 13 de Julho de 201613/07/2016A formação da equipe, via FCX, que representou Santa Catarina nas seletivas para a Gymnasiade não poderia ter obtido resultado melhor, ambas foram Campeãs em Belo Horrizonte!! Em jogo estavam 4 vagas no masculino e 4 no feminino......
Novo Site da Federação01/Set/201501/09/15há 5 anos Terça-feira, 01 de Setembro de 201501/09/2015NOVO SITE DA FCX Estamos colocando no ar nesta data o novo site da Federação no endereço www.fcx.org.br. O novo site foi construído por empresa especializada na área de web designer, continua localizado no mesmo......
Enxadristas reclamam a redução de finalistas no JUB's21/Out/201221/10/12há 8 anos Domingo, 21 de Outubro de 201221/10/2012Entregue ao Diretor de Xadrez da CBDU - Confederação de Desportos Universitários, Renato Gino Genovesi, pleito coordenado pelo técnico da Federação Catarinense de Desportos Universitário - FCDU, Gilson......
Vanessa Feliciano Ebert - Primeira norma de WGM (Grande Mestre) do Brasil15/Fev/201215/02/12há 8 anos Quarta-feira, 15 de Fevereiro de 201215/02/2012Já podemos comemorar e parabenizar a catarinense do Clube Riosulense de Xadrez Vanessa Feliciano Ebert pela conquista histórica no Xadrez Mundial ao conquistar a primeira norma WGM do xadrez brasileiro na Olimpíada de Istambul em......
SC vence novamente o RS13/Jan/200813/01/08há 13 anos Domingo, 13 de Janeiro de 200813/01/2008Santa Catarina vence novamente o Rio Grande do Sul A seleção de Xadrez de SC venceu novamente os amigos integrantes da seleção de xadrez do RS, em match de 8 (oito) tabuleiros realizado no dia 13/01/2008, na cidade......
SC vence a revanche contra o RS01/Mai/200501/05/05há 15 anos Domingo, 01 de Maio de 200501/05/2005Santa Catarina vence a revanche com o Rio Grande do Sul Atendendo à pedidos, a equipe de Xadrez de SC concedeu aos amigos enxadristas do RS, no dia 01/05/2005, na cidade Florianópolis, no salão de eventos da ELASE - Assoc.de......
SC vence o RS no desafio de xadrez16/Jan/200516/01/05há 16 anos Domingo, 16 de Janeiro de 200516/01/2005Santa Catarina vence o Rio Grande do Sul no desafio de xadrez Atendendo a convite da Fed.Gaucha de Xadrez, com apoio da UNISC - Universidade de Santa Cruz, estivemos participando no dia 16/01/2005, na cidade balneária de "Capão......