Postado em 22 de Abril de 2018 às 17h54

MF Edgar Rodrigues é o novo professor de Xadrez em Imbituba

Destaques em S.Catarina (90)
Federação Catarinense de Xadrez - FCX Natural de Cubatão, o MF será um reforço para o Xadrez Catarinense O Xadrez Catarinense conta com um novo professor no município de Imbituba. O Mestre Fide (MF) Edgar...

Natural de Cubatão, o MF será um reforço para o Xadrez Catarinense

O Xadrez Catarinense conta com um novo professor no município de Imbituba. O Mestre Fide (MF) Edgar Rodrigues, natural de Cubatão, iniciou, na última semana, um trabalho de formação de atletas de base no município. O jogador que aprendeu o movimento das peças aos sete anos acumula conquistas no esporte e experiência para repassar aos novos alunos. 

Segundo Edgar, o xadrez começou como uma brincadeira de criança, mas ainda hoje é o passatempo preferido. “Hoje além de um esporte, é o meu trabalho, algo que me traz realização tanto como professor como jogador, além de ser uma excelente ferramenta de ensino para as crianças”, aponta. Edgar aprendeu a jogar com os tios em Cubatão-SP e demonstrou interesse desde a primeira aula. Aos 12 anos começou a disputar os torneios locais, onde conheceu Fernando Sousa, que foi o responsável pelos treinos mais intensos para campeonatos. O enxadrista detalha que desde cedo os torneios eram marcantes por conquistas como formar o bloco de rating FIDE ou ganhar a primeira medalha. O talento de Edgar foi reconhecido quando ele tinha 17 anos, ao conquistar o título de campeão brasileiro escolar de duplas, no ano de 1999, em Batatais, e o 3º lugar em um torneio escolar no Orange Bowl, em Miami.

A partir de 2012 Edgar estabeleceu a meta de garantir o título de Mestre FIDE (MF). O objetivo foi conquistado com uma vitória contra o MI Daniel Fernandez em 2014, que rendeu o 4º lugar no ITT de São Bernardo. Em 2015, Edgar ficou em 3º lugar na Semifinal do Campeonato Brasileiro realizado em Poços de Caldas, que oportunizou uma das vagas para o Campeonato Brasileiro Absoluto. Na disputa do Brasileiro Absoluto, o enxadrista conquistou a quinta colocação. 

A possibilidade de trabalhar em Santa Catarina e contribuir para a valorização do trabalho de base é uma realização pessoal para Edgar, que também tem o sonho de ser um treinador referência no Brasil, formar novos campeões, conquistar o título de Mestre Internacional (MI) e participar mais vezes das finais do Brasileiro. “Trabalhar em Imbituba ainda é algo novo para mim, mas a intenção é contribuir com a difusão do xadrez no município. Estou bem otimista em relação a isso”, explana. 

Conforme o Presidente da Federação Catarinense de Xadrez (FCX), Guilherme Deola Borges, a vinda de Edgar representa uma satisfação para o xadrez catarinense. "O Edgar é uma pessoa exemplar e com certeza fará um ótimo trabalho em Imbituba. Estamos muito felizes que ele tenha escolhido se estabelecer em Santa Catarina”, reforça Deola.

Liziane N. Vicenzi
Jornalista MTB 0006142/SC
Assessoria de Imprensa FCX

  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -
  • Federação Catarinense de Xadrez - FCX -

Veja também

Temos 9 campeões brasileiros!!!26/09/21 Neste último final de semana, enxadristas catarinenses participaram do Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar, que aconteceu em Caxambu-MG. A delegação se reuniu, com o apoio da FCX, e viajou para o evento pela Caravana Barriga Verde. Além da Caravana, Santa Catarina contou com mais 18 enxadristas representando o estado no Brasileiro Escolar. São atletas de......
SC vence novamente o RS13/01/08 Santa Catarina vence novamente o Rio Grande do Sul  A seleção de Xadrez de SC venceu novamente os amigos integrantes da seleção de xadrez do RS, em match de 8 (oito) tabuleiros realizado no dia 13/01/2008, na cidade......

Voltar para (Novidades)

FCX - Federação Catarinense de Xadrez
R. Comandante José Ricardo Nunes, 79, Capoeiras, 88070-220, Fpolis/SC